OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Os antigos países do Oriente

CAPÍTULO V


INTRODUÇÃO


1 — Os antigos países do Oriente


Foi no Oriente que se formaram os primeiros Estados.

O Oriente da Antiguidade é um imenso território que vai do Egipto até à China e que inclui a parte meridional da Ásia e o Nordeste da África. A história dos seus povos ini­cia-nos no nascimento e no desenvolvimento dos mais anti­gos Estados esclavagistas, fundados na divisão da socrn­dadc primitiva em classes.

Uma condição natural peculiar aos países em questão é a alternância de vales férteis em vastas regiões desérticas e cadeias de montanhas. Esses grandes vales fluviais sao cinco: o vale do Nilo, na África do Norte; o vale do Tigre e do Eufrates (Mesopotãmia) no Sudoeste da Asia, perto do Golfo Pérsico; os vales do Indo e do Ganges, no Indostão; e o vale do Hoang-ho, na China.

O vale do Nilo é limitado a oeste pelo imenso deserto do Sara; a Mesopotâmia con­fronta a oeste com o deserto da Arábia e a leste com a cadeia do Zagros; ao norte e a nordeste do vale do Ganges, levan­arn-se as montanhas do Himalaia; o vale do Hoang-ho liga ao norte e a noroeste com as regiões desérticas da Mon­gólia.

Esses vales são muito favoráveis à agricultura. As cheias dos cursos de água irrigam abundantemente os campos, o clima é quente, o solo rico e fácil de trabalhar. Além disso a agricultura sedentária com a charrua começou ai mais cedo que ‘los outros sítios e desenvolveu-se mais rapidamente.

No curso da sua história, as sociedades do Oriente criaram civilizações muito antigas, que exerceram grande influência na evolução dos países europeus da Antiguidade. As civilizações mais influentes foram as do Egipto, da Mesopotâmia e dos países intermédios da Palestina e da Síria. Situados na zona mediterrânica, esses paises mantinham relações comerciais e culturais com os seus vizinhos, neles se incluindo as regiões do litoral eurpeu, cujas tribos e povos receberam do Egipto, da Mesopotâmia, da Palestina, da Síria e da India numerosos ele­mentos da sua cullura. Esses elementos passaram gradualmente aos povos modernos da Europa e tornaram-se apa­nágio da civilização europeia.

A história do Oriente começa pela formação da socie­dade esclavagista e do Estado, ou seja, no fim do IV mi­lénio antes da nossa era. Quer a tradição que não assinale a história antiga do Oriente por uma data ou mesmo por um século determinado: no oeste, nós reportamo-la à queda do Império Persa (século IV antes da nossa era), en­quanto que a história da China e da Índia vai até à instauração do regime feudal, que se efectuou nos primei­ros séculos da nossa era.

Assim, os quadros eronológicos e territoriais da história antiga do Oriente são bastante convencionais: ela não en­globa geralmente a história dos europeus pré-helénicos, que, todavia, existiram no II milénio antes da nossa era e se encontravam em contacto com os países orientais.

A sociedade esclavagista e o Estado no Oriente tinham íraços específicos que permitem opô-los aos da Antiguidade greco-romana.

Eis esses traços: 1) fraco desenvolvimento do sistema, esclavagista; manutenção prolongada da escravatura pa­triarcal e das formas semipatriarcais de exploração; 2) fraco desenvolvimento da propriedade privada da terra e estabilidade da comunidade de vizinhança; 3) superstru­tura política constituída essencialmente por um poder monarquico poderoso (o «despotismo oriental»).

Mas ao assinalar essas particularidades eeonomicas e políticas, é preciso lembrar que elas não eram sempre ade­quadas a todos os Estados; com a continuação, vêem-se surgir ai nítidas earacteristicas da sociedade eselavagista clÁssica. Por outro lado, os Estados da Antiguidade Greco­-romana — sobretudo no princípio da sua história — con­servam muitos elementos típicos dos regimes sociais do Oriente. Não há diferença nenhuma de princípio entre os estados do Oriente e a Antiguidade clássica: as particula­ridades secundárias que os distinguem não nos impedem de os situar na mesma formação social e economica.

A história do Oriente apresenta um enorme interesse: foi lá que nasceram as primeiras sociedades divididas em classes e que se lançaram as bases da cultura material e espiritual, a qual foi assimilada pelos povos da Grécia e de Roma, e se tornou finalmente o apanágio da civilizacão moderna.

18 Respostas to “Os antigos países do Oriente”

  1. natasha mirella said

    gostei da história da china e da india

  2. adorei essa introdução, pois tem varias informações importantes!!!

  3. o oriente antigo é rico em suas culturas, e nos da um amplo e interessante campo a ser conhecido e pesquisado.

  4. Larissa said

    Nossa, esse resumo é muito legal deu pra aprender bastante!

  5. Laura =D said

    Eu achei mais ou menos !!!
    Poderia colocar títulos, pois quando as pessoas fossem procurar algo iria memso em cima !!!

  6. beatrise said

    esse saite é interesante e da pra aprender muito

  7. belmiro said

    um texto basico

  8. jose moura said

    Eu adoro conhecer a história de cada país. Que pena que só é na teoria, meu sonho é conhecer na prática, viajar em todos continentes.

    • Caro JOSE MOURA;;;Viajar para a Europa,,Asia,,Oriente Medio,,e outros, é um grande investimento pessoal,, pois vc, torna-se m! culto viaja atraves dos tempos,,vc, ve antigas artes que só em loco e a olhos vivos podem ser vistos. Pois esta experiencia tenho, por que viajei para varios paises da Europa,e outros,,,Espero que vc, consiga ver o que vc, deseja ver e conhecer.A muito parar se conhecer e aprender,,,,abraÇo.

  9. marcia maia said

    estou procurando por sociedades do oriente/descrição deral das sociedades e já li muitas vezes esse site e não consigo me localizar dentro do que estou procurando.

  10. Mércia Maria da Cunha Melo said

    Excelente! As primeiras civilizações foram de tamanha grandiosidade e deixaram incontáveis legados para as
    civilizações da atualidade.

  11. Edison Monteiro said

    grato pelas informações, contribuirão para o meu conhecimento, muito obrigado

  12. Tenho entrado por varias veses em debates com amigos,sobre estoria das civilizaçoes antigas,suas conquistas,derrotas,fundaçoes, porem o que se ouve sempre e um monte de asneiras, ou seja distorsões, falta de cultura,desconhecimentos gerais. sera que livros ensinamentos primordios, escolas, diferem tanto uns dos outros.Gostaria de entender mais sobre a materia,,,,sito alguns esemplos,,naçoes mais antigas,,,Africa,,Asia,,Grecia,,Italia,,estou certo ou não,,,,,Agradeço por respostas,,

  13. aprendi muito sobre a sociedade esclavagista esse site e o maximo

  14. AIDA MARIA said

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A POLITICA DOS POVOS DO ORIENTE E NO QUE ELES DIFEREM DOS POVOS DO OCIDENTE. PENSO QUE A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL É MUITO MAIS DEMOCRÁTICA QUE A ORIENTAL. ME CORRIJA SE ESTIVER ENGANADA.

  15. welinton said

    so falta os titulos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: