OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

O regime político da Suméria e de Akkad

4 – O regime político da Suméria e de Akkad
Em meados do III milénio havia na Baixa Mesopotâmia muitos pequenos estados independentes. O território de um deles, chamado Lagash, media (aí se compreendendo as terras não irrigadas) até 3.000 quilómetros quadrados e agrupava uma dezena de comunidades mais ou menos importantes, cercada de muralhas, O número total da população devia ser à volta de 150.000 habitantes, O pais tinha uma vintena de templos e santuários consagrados a diferente divindades.

À frente do Estado encontrava-se um soberano chamada patési (alguns historiadores lêem esta palavra sumeriana outro modo «ensi»), e às vezes lugal (literalmente: senhor}. O patési devia ser geralmente eleito no seio de uma certa família ilustre, de modo que tinha ordinariamente comq sucessores os seus próprios filhos. Exercia as funções sumo-sacerdote e vigário dos deuses. Comandava a milicia do templo, geria a economia do templo, e em primeiro lugar os trabalhos de construção e de irrigação. No principio considerava-se o patési como um rei-sacerdote: o costume do morticínio ou da destituição ritual do rei, ligada àquela ideia, sobreviveu longo tempo na Mesopotâmia, ainda quø
fosse sob a forma de uma «depuração» periódica da pes¬soa real.

No meio do III milénio, o patési não era ainda proprietário supremo de todas as terras do Estado: conhecem-se atos em que os soberanos da Suméria e de Akkad se viam obrigados a comprar terrenos às grandes familias ou às comunidades de vizinhança, O patési não podia mesmo dispor, à sua vontade, dos domínios dos templos.

Nas cidades havia conselhos populares e conselhos de anciõos, investidos de direitos efectivos: elegiam (e destituiam, talvez) o soberano, administravam a justiça, tomavam medidas administrativas, discutiam com o patési questões políticas essênciais (declaração de guerra, por exemplo), admitiam novos cidadãos no seio da comunidade, dirigiam os bens comunitários, ctc. Ë do conselho de anciãos que deriva igualmente a actividade de representantes da administração, tais como o pastor da comunidade.

O exército não tinha ainda deixado de ser uma organização popular: os seus guerreiros eram ao mesmo tempo cultivadores, pastores, rendeiros das terras dos templos. ludo isso permite afirmar que na Baixa Mcsopotâmia pelo menos até meados do III milénio – havia grandes sobrevivências de democracia militar.

Por outro lado, surgem novos caracteres políticos: ve-se surgir a administração dos templos dirigida por um funcionário, o nubanda, que dá as suas ordens a uma mul¬tidão de escribas. Ë criada uma guarda especial do patési. Todo este sistema, subordinado directamente ao patési, difere radicalmente das tradições da democracia militar.

A necessidade de utilizar racionalmente a rede de irrigaçao e o estreitameno das relações económicas entre as regiões provocam a tendência para a unificação política da Sutnéria. A necessidade de reforçar o poder sobre os escra¬vos intensifica esse movimento de centraliazção. Certos Estados pretendem alcançar a hegemonia e reúnem à sua volta vastos territórios.

Os reis de Kish e de Ur são os primeiros a dar esse passo, mas Eannatum, patési de La¬gash (XXV século), consegue vencer os seus rivais e esten¬der a sua dominação até às fronteiras de Mari, ou até muito próximo delas. Todavia, essas unificações são instáveis, efémeras.

7 Respostas to “O regime político da Suméria e de Akkad”

  1. beatriz said

    Eu amei essa tarefa mais acho que vcs precisam informar +,sabe pra ser o melror site que pelo menos eu conheço eu adoro vc e toda a equipe de vcs………
    AMO VOCÊS BEIJÃO …”””!!!!””””
    ASS:Beatriz N.

    28/08/2008……!!!!……

  2. beatriz said

    amo vcs beijao beatriz>>>>>>>>>>>>……………………………..

  3. debora said

    B0m não só port ter meu nome e sim pelo conteúdo esse site ele é fundamental para o estudo da história ou seja que estaja relacionada a esse processo amei e gostaria que vcs enviasse pra meu e-mail uma paginas legais pra eu me equilibrar + sob o assunto beijus a tdos!

  4. amanda said

    e muito mehor se tivesse so a politica dos povos sumerios

  5. amanda said

    seria muito melhor se vcs colocassem a organização politica dos povos sumerianos

  6. jhonatan said

    resumindu qual é a politica dos sumerios ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: