OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Escultor Oswaldo Saiane será sepultado hoje, às 9h

Posted by alexproenca em dezembro 4, 2012


Notícia publicada na edição de 04/12/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

 

Autor de marcos incorporados ao paisagismo da cidade, como os monumentos que homenageiam as figuras do bispo diocesano José Carlos Aguirre e a figura da Mãe Preta, o escultor Oswaldo Saiane morreu ontem aos 75 anos de idade. Ainda criança, Saiane teve a vocação para as artes despertada. Começou produzindo peças em madeira extraída dos lápis usados nos trabalhos escolares. 

Chamavam a atenção as figuras de mulheres nuas feitas pelo então menino para desespero do pai, pessoa de princípios rígidos que não aprovava as escolhas dos temas pelo filho. Autodidata, Saiane foi conhecer a projeção na escultura em 1966. Depois de ler uma reportagem, decidiu conhecer a casa do poeta e introdutor do teatro negro no panorama cênico brasileiro Solano Trindade. Seguiu para Embu onde conversou com o artista que organizava uma mostra de artes plásticas. 

Como Solano era foi entrevistado pelo Diário Popular, Saiane também dispôs de espaço. Não parou mais e teve obras expostas em vários países do mundo. O corpo de Oswaldo Saiane, que deixa as filhas Liliane, Viviana, Elaine e Regiane é velado na Ofebas e será sepultado hoje, às 9h, no Cemitério Pax.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: