OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Paralisação dos motoristas de ônibus em Sorocaba.

Posted by alexproenca em dezembro 16, 2011


Esta situação era previsível, em artigos anteriores aqui no blog, já havíamos alertado sobre esta situação.

A prefeitura terceiriza o transporte publico em Sorocaba, e sobre ela sempre vai recair as dividas trabalhista, quando estas não são pagas pelas empreiteiras.

O mesmo acontece em outros setores, e já devem chegar aos milhares os processos contra a prefeitura de Sorocaba.

Na prefeitura de Votorantim aconteceu semelhante, quando um trabalhando de uma empresa terceirizada morreu em consequência de um acidente de trabalho, e a empresa não pagou a indenização. Sobrou para a prefeitura pagar, e foi um valor considerável.

Todos estes contratos que promovem as terceirizações, são grandes bombas relógios contra a prefeitura de Sorocaba.

—————————————————————————————————————————————————————————————

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
A paralisação dos motoristas do transporte público nesta 6ª feira (16) pela manhã não foi anunciada e prejudicou a locomoção de cerca de 70 mil pessoas, usuárias do sistema público de Sorocaba. Os motoristas se reuniram às 8h na Câmara dos Vereadores de Sorocaba a fim de protestar e evitar a votação do projeto de lei que permitia à Prefeitura repasse de verbas à Urbes – Transito e Transportes.Por conta disso, houve confusão nos terminais de ônibus com usuários descontentes com a manifestação. O mesmo aconteceu em diversos bairros da cidade, pois muitas pessoas perderam seus compromissos. A Urbes, que administra o serviço de transporte público da cidade, também se disse surpresa com inesperada manifestação da categoria.

A dona de casa Maria Teresa da Silva André, de 46 anos, estava irritada, por volta das 10h30, em frente o terminal de ônibus Santo Antônio. Ela saiu do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) antes das 8h e quando chegou ao terminal soube que não havia ônibus para levá-la até a Policlínica, na Santa Rosália, onde faria dois exames de cardiologia.

Já o taxista Lourival Bezerra da Silva, de 67 anos, terminou o turno de trabalho às 8h e estava revoltado com a ausência de ônibus no Centro. “Como que eles podem fazem uma coisa dessas?”, desabafou, depois de ficar quase três horas à espera de condução para ir para casa.

Em frente o terminal de ônibus São Paulo houve protesto de usuários. Agentes do terminal, de trânsito e Guardas Civis Municipais ouviram as reclamações em silêncio. “Tudo isso aqui é um absurdo. Esses motoristas estão errados.”, gritou Júlio César de Oliveira. Giceli Pedroso, de 33 anos, foi à pé da sua casa no Parada do Alto até o terminal São Paulo, para conseguir seguir para Alumínio, onde trabalha.

Próximo das 11h inda foi possível averiguar pontos de ônibus de toda a cidade lotados. Muitos seguiram a pé para o trabalho ou para casa. Houve até disputa por táxis. Na avenida Itavuvu, um ônibus que fazia o percurso no sentido bairro/Centro mas não parou num dos pontos. Foi o suficiente para arrancar xingamentos das pessoas que aguardavam pelo transporte.

A professora Rai Carvalho, de 30 anos, estava nervosa. Junto da filha Marina, de 4 anos, ela esperou por quase três horas transporte para a creche onde trabalha, no Campolim.

Urbes

A Urbes – Trânsito e Transporte informou em nota que também foi pega de surpresa e reconheceu que a paralisação foi arbitrária, causando prejuízos à população. A autarquia estimou que cerca de 70 mil pessoas foram prejudicadas diretamente, de um total de 190 mil pessoas que utilizam os serviços nas sextas-feiras do mês de dezembro.

O protesto envolveu cerca de 30% dos 1.200 funcionários do serviço de transporte, como motoristas, agentes de bordo e fiscalização das atuais concessionárias, que dispõe de um total de 384 veículos. A empresa não respondeu às questões referentes a necessidade de um plano de emergência do transporte coletivo.

Uma resposta to “Paralisação dos motoristas de ônibus em Sorocaba.”

  1. jonathan de lima lorenço said

    isso é um abisurdo acontecer esse tipo de coisa eles não avisaram eles querem ganhar nas costas do povo os motorista da s.t.u.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: