OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Coletores de lixo hospitalar estão em greve.

Posted by alexproenca em dezembro 8, 2011


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Empresa é responsável pela coleta de lixo hospitalar em Sorocaba
Os trabalhadores da empresa Transpolix, reponsável pela coleta do lixo hospitalar de Sorocaba, estão em greve desde a manhã de ontem(07). Eles afirmam que não receberan o pagamento do salário do mês, da primeira parcela do 13º salário, do tíquete-refeição, da cesta básica e do plano de saúde. A empresa tem contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Sorocaba para coletar e transportar o lixo hospitalar da cidade, resíduos industriais e o lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto (Etes).

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informa que acompanha a questão e está solicitando providências à empresa. Até o momento, a secretaria não registrou reclamações referentes a falhas no atendimento e lembra que, por tratar-se de um serviço essencial, a empresa é obrigada a manter um efetivo mínimo de trabalhadores atuando mesmo em situações de paralisação, estando sujeita às sanções previstas em contrato.

Em assembleia realizada hoje(08), os cerca de 40 trabalhadores rejeitaram a proposta patronal de quitar os atrasados até a próxima quarta-feira, 14 de dezembro, e decidiram manter a greve até a empresa regularizar toda a situação.

“A Transpolix tem um histórico de irregularidades. No ano passado os trabalhadores cruzaram os braços quatro vezes. Neste ano já ocorreram duas greves, uma em março e outra em julho. Esta é a terceira greve do ano. Todas por descumprimento do Acordo Coletivo e de direitos trabalhistas. Por tudo isso, os trabalhadores decidiram manter a paralisação até a empresa pagar tudo o que está em atraso”, explica José Teles, diretor do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, entidade que representa os trabalhadores.

Além desses problemas, o Sindicato constatou que existem sete trabalhadores com férias vencidas e que a empresa não fornece os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para o exercício da atividade.

Para o Sindicato, a Prefeitura é conivente com as irregularidades cometidas pela Transpolix. “O Poder Público está ciente dos problemas que ocorrem na Transpolix, tem mecanismos e obrigação de resolvê-los e, até o momento, nada fez para regularizar a situação”, afirma José Teles.

Após a decisão dos trabalhadores em assembleia, a empresa não voltou a entrar em contato com o Sindicato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: