OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C.

Posted by alexproenca em outubro 14, 2011


Fonte:  G1

Programador americano tinha 70 anos e morreu em casa.
‘Contribuições foram tão grandes quanto as de Steve Jobs’, diz amigo.

Altieres RohrEspecial para o G1

Dennis Ritchie (direita) recebendo o Prêmio Japão pela criação do sistema Unix em maio de 2011 (Foto: Denise Panyik-Dale/Creative Commons)
Dennis Ritchie (à dir.), em maio de 2011,  recebe oPrêmio Japão pela criação do Unix (Foto: DenisePanyik-Dale/Creative Commons)

O programador de computadores Dennis MacAlistair Ritchie, mais conhecido como Dennis Ritchie ou “dmr”, morreu aos 70 anos em sua residência nos Estados Unidos. Ritchie foi um dos criadores do sistema operacional Unix e da linguagem de programação C, recebendo pelas suas contribuições o prêmio Turing em 1983, a medalha nacional de tecnologia dos Estados Unidos em 1999 e o Prêmio Japão para Informação e Comunicação em 2011.

A informação sobre a morte de Ritchie foi divulgada pelo também programador e funcionário do Google Robert Pike, que trabalhou com Ritchie no sistema operacional Unix.

“Ele era um homem quieto e reservado, mas era também meu amigo e colaborador. O mundo perdeu uma grande mente”, lamentou Pike.

Contribuições
Para o ex-funcionário da Microsoft, programador e professor de Direito em Nova York James Grimmelmann, “as contribuições de Ritchie são tão grandes quanto as de [Steve] Jobs, apenas menos visíveis”.

Ritchie criou a linguagem de programação C para que programadores pudessem criar softwares capazes de funcionar em mais de um tipo de computador ou plataforma. Até 1970, muitos programas de computador eram criados em linguagens consideradas de “baixo nível” que eram completamente dependentes do computador em que seriam usadas.

A linguagem C servia para criar uma camada entre o computador e o programador, permitindo que um mesmo código fosse “traduzido” para processadores e computadores diferentes. A linguagem foi criada para o sistema operacional Unix, que estava sendo desenvolvido na década de 1970 na Bell Labs da AT&T.

O Unix é a base de vários sistemas operacionais modernos, inclusive o Linux, que é usado no sistema Android para celulares, e o BSD, que por sua vez é base para o Mac OS X, usado pela Apple.

O estilo e a sintaxe da linguagem C, por sua vez, serviram como base para muitas outras. O livro original sobre a linguagem C, “The C Programming Language”, escrito por Ritchie e seu colega Brian Kernighan, é considerado uma “bíblia” para desenvolvedores de programas de computador. Devido ao nome de seus autores, a publicação é frequentemente chamada de “K&R”.

Originalmente desenvolvida em 1973, a linguagem C ainda está entre as mais populares para  programadores.

 

https://secure.wikimedia.org/wikipedia/en/wiki/Dennis_Ritchie

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: