OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Rápidas considerações sobre o PT de Sorocaba.

Posted by alexproenca em setembro 24, 2011


A desistência do Deputado Hamilton Pereira, em sua pré-candidatura a prefeito de Sorocaba, é uma continuação do processo de transformação que ocorre dentro do PT de Sorocaba, desde 2004.

Naquele ano, em uma forte disputa interna dentro do PT, disputaram a então deputada Iara Bernardi e o vereador Gabriel Bitencourt, sendo este último o vencedor.

E mesmo dentro do campo vencedor, contradições internas avançavam, levando a ruptura após o final das eleições. E o mesmo ocorrendo dentro dentro do grupo de apoio da deputada Iara.

Entramos em 2005, com novas reorganizações dentro do PT, que foram aceleradas com as investidas das forças conservadoras contra o PT. Este tensionamento levou a divisão do PT com a saída do grupo liderado pelo vereador Raul Marcelo. E em 2006, com a candidatura de Gabriel a deputado estadual, e a não reeleição da Iara como deputada federal.

Em 2008 tivemos o Hamilton como candidato a prefeito, em uma grande coligação eleitoral, porém com baixos resultados eleitorais. Estes resultados em minha opinião foram consequências da divisão das forças de esquerdas em nossa cidade. Também cabe ressaltar aqui, mais uma baixa eleitoral no grupo ligado a ex-deputada Iara, que foi a não reeleição do Dr. Ismael, como vereador.

Em 2010, tivemos novamente o Hamilton reeleito para o quinto mandato de deputado e a não reeleição da Iara, mesmo sendo candidata única a deputada federal pelo PT, em nossa região.

A partir desta breve e condensada introdução, algumas considerações devem ser feitas:

1) Em minha opinião ter prévia ou não, é irrelevante para o resultado eleitoral do PT, vejamos:

1992: Sem prévia – Hamilton candidato do PT, teve 19% dos votos válidos e foi para o segundo turno;

1996: Com prévia – Iara candidata do PT, teve 16% dos votos válidos.

2000: Sem prévia – Hamilton candidato do PT, teve 14% dos votos válidos.

2004: Com prévia – Gabriel candidato do PT, teve 23% dos votos válidos. Foi a maior votação proporcional do PT, para prefeitura.

2008: Sem prévia – Hamilton candidato do PT, teve 12% dos votos válidos.

Em 2004, as prévias serviram para “esquentar” o partido, através do debate interno, praticamente cada filiados foi visitado umas 5 vezes, e desta forma, entraram na campanha de maneira mais vigorosa.

2) O grupo politico ligado a ex-deputada Iara Bernardi vem se enfraquecendo cada vez mais. Em minha opinião por falta de envolvimento partidário e por ter uma atuação politica de carater pessoal.

Vejamos, as votações de 2012, nas eleições de Sorocaba:

Dilma: aproximadamente 115 mil votos.

Mercadante: aproximadamente 115 mil votos.

Netinho: aproximadamente 115 mil votos.

Marta: aproximadamente 113 mil votos.

Votos de esquerda para deputados estaduais: aproximadamente 100 mil votos.

Votos de esquerda para deputados federais: aproximadamente 70 mil votos.

Mesmo sendo candidata única do PT na região, a Iara não conseguiu ter os votos dos eleitores de esquerda.

3) O PT praticamente não entrou nos grandes debates de nossa cidade, e com isto, deixou de ser referencia para a população.

E quando entrou, conseguiu ser referencia nos debates, como foi o caso da situação da saúde em nossa cidade.

Mas, ficou fora do debate sobre transporte público, sobre internet livre, sobre meio ambiente (qual é a posição do partido sobre o código florestal?).

Não estou dizendo que não foi feito nada. Estou dizendo que perdemos o essencial: a audácia e a utopia, que é a base do pensamento socialista e humanista.

4) A nossa cidade não é mais a cidade operária dos anos 80, é uma cidade de trabalhadores, mas de novos trabalhadores, vinculados as nova tecnologias. Isto exige uma nova abordagem do nosso partido. E acho, que hoje o Paulo Henrique (ex-presidente do PT) é o que mais esta sintonizado com esta atualidade. E seria, o melhor candidato do PT a prefeito.

5) O PT precisa resgatar o seu essencial: voltar a realizar os grandes debates sobre o futuro de nossa cidade e a fortalecer o seu Diretório Municipal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: