OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Obra do psdb: Usuários já pagaram 4 bilhões em pedágios em 2011.

Posted by alexproenca em setembro 18, 2011


Os tucanos paulistas, gostam de fazer demagogia sobre impostos. Acusando o Governo Federal de “extorquir” a população.

Mas a realidade é completamente diferente, pois são os governos tucanos os maiores responsáveis por impostos altos e servições públicos precários.

———————————————————————————————————————————————————————————————————–

Valor arrecadado já é maior do que os recursos investidos em todo o ano passado em obras de modernização e manutenção das estradas


 

Fábio Pagotto
Agência BOM DIA

O usuário das estradas paulistas já pagou de janeiro até as 22h desta sexta-feira R$ 4,1 bilhões em pedágio. O valor supera em R$ 900 milhões o volume investido no ano passado inteiro em modernização e manutenção das estradas.

O cálculo consta do Pedagiômetro, contador virtual criado pelo jornalista Keffin Gracher,, que foi assessor de Aloizio Mercadante, candidato derrotado para a eleição do governo do Estado em 2006 e 2010. O estudo foi feito com base em balanços das empresas concessionárias do ano de 2009.

Os números, enviados à Assembleia Legislativa pelas empresas que exploram os pedágios, foram também obtidos e confirmados pelo BOM DIA. Se mantido o ritmo de arrecadação, serão pagos nas estradas R$ 6 bilhões até o fim de 2011.

Na justificativa para o reajuste concedido aos pedágios em 2011, a Artesp (Agência Reguladora do Estado de São Paulo)  argumenta que em 2010 foram investidos R$ 3,5 milhões por dia em manutenção das estradas. Por ano, o reparo da malha custou R$ 1,2 bilhão às concessionárias.

Segundo o mesmo relatório, outros R$ 2 bilhões teriam sido investidos em melhorias. Os balancetes de 2010 mostram que as 18 empresas que administram pedágios em São Paulo somaram receitas de  R$ 1,24 bilhão.

Para Moacyr Duarte, presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), as receitas das concessões estão “de acordo com o previsto nos projetos” e se justificam pelos investimentos feitos pelas empresas. “O resultado é compatível com o esperado, dentro das propostas dos contratos”, disse Duarte.

MODELO
O engenheiro de transportes e professor da USP (Universidade de São Paulo) Antonio Clóvis Pinto Ferraz é crítico do modelo de concessão adotado no estado. “Em São Paulo, o valor do pedágio e a forma de reajuste são prefixados, sendo vencedor da concorrência pública o grupo empresarial que oferecer o maior valor pela compra da concessão”, explica do engenheiro.

Segundo Ferraz, o modelo de concessão paulista tem a desvantagem de ter deixado as tarifas de pedágio muito elevadas, mas tem a vantagem de permitir a captação de recursos para a melhoria e a conservação das rodovias.

O Pedagiômetro aplica sobre o número de 2009 a taxa média de crescimento entre 2000 e 2008,  anos mostrados nos balancetes das concessionárias, que foi de 16,7%. Para criar o contador, o jornalista dividiu a projeção de arrecadação em segundos.

“Mas é uma estimativa bastante subestimada. Eu recalculei os números com a base de 2010 e vi que a arrecadação é ainda maior. Eu vou ter de reajustar o pedagiômetro”, afirmou Gracher.

Os pedágios foram tema dominante na campanha eleitoral do ano passado. Em julho de 2010, o então candidato a governador de São Paulo Geraldo Alckmin admitiu sentar com as concessionárias para rever os preços dos pedágios.

Apesar da disposição manifestada na campanha, Alckmin autorizou reajuste de 9,77% previsto em contrato em julho.

O BOM DIA tentou ouvir o governo do estado, por intermédio da Secretaria dos Transportes. A assessoria de imprensa da pasta disse que cabe à Artesp se manifestar sobre pedágios.

A reportagem buscou entrevista com algum diretor da agência reguladora por três dias, em contatos por telefone e por e-mail, mas não houve retorno.

Anúncios

Uma resposta to “Obra do psdb: Usuários já pagaram 4 bilhões em pedágios em 2011.”

  1. É, onde foi parar tanto $$$$..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: