OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Com o PT, a Universidade Pública de desenvolveu em Sorocaba.

Posted by alexproenca em agosto 7, 2011


A chegada das universidades públicas em Sorocaba é recente. Tínhamos a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Em 2001, numa articulação do deputado estadual Hamilton Pereira – que contou com apoio dos demais deputados, do executivo, da Câmara Municipal, da sociedade organizada, da imprensa local e da população sorocabana -, através de uma emenda no valor de 8 milhões, a cidade ganhou um campus da Universidade do Estado de São Paulo, a Unesp.

Em seguida, uma luta encabeçada pela ex-deputada federal Iara Bernardi é desencadeada para que Sorocaba pudesse contar com um campus da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar. Alguns diziam que a iniciativa de Iara era loucura, mas a educadora, através da persistência, da luta e em razão da política adotada pelo governo do então presidente Lula, conseguiu e hoje a UFSCar em Sorocaba é realidade.

A presença dessas instituições de ensino superior – sem desmerecer as particulares – mesmo que recente, mostra no dia a dia sua importância na formação dos nossos jovens, na qualificação do debate acerca do futuro da cidade, no desenvolvimento, na geração de empregos, na atração de investimentos. O olhar sobre a cidade e sobre a região, hoje, é diferente. Se já sentimos mudanças em pouco tempo, haveremos de ver, logo ali na frente, o quão foi importante a luta para que Sorocaba pudesse contar com as universidades públicas.

No momento, elas buscam sua expansão. Em 2001, o deputado Hamilton foi um dos articuladores para viabilizar a implantação da Unesp em Sorocaba. Passado 10 anos, se coloca a disposição novamente para ajudar na busca de recursos para a necessária ampliação do campus. A direção local vem trabalhando nesse sentido e já identificou as áreas que possibilitam a ampliação. Hamilton esteve esta semana com o reitor da Unesp, depois de visitar o campus local, quando testemunhou as dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária.

O poder público municipal também precisa se empenhar. Segundo o reitor, desde 2010 não existe mais o convênio com a Prefeitura que viabilizava o pagamento de contas de água, energia, telefone, vigilância e limpeza. Das cinco novas áreas em vista, a Prefeitura se comprometeu a doar uma área de dois mil metros quadrados, correspondente apenas a um décimo da área prevista pela Universidade para sua expansão, o que demonstra pouco caso, frente a uma instituição que tanto contribui para Sorocaba e região.

José Carlos Triniti Fernandes
Presidente do PT de Sorocaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: