OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Estudantes protestam sobre o aumento na tarifa da passagem.

Posted by alexproenca em junho 12, 2011


 Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

José Antônio Rosa
Usando nariz de palhaço e portando cartazes, um grupo de estudantes organizou hoje – dia em que começaram a vigorar as novas tarifas do transporte coletivo – protesto contra o aumento que foi considerado por eles abusivo. O grupo estuda a possibilidade de ingressar com medida judicial para questionar e, se possível, barrar o reajuste. A ação no Terminal Santo Antonio foi coordenada pelo Centro Acadêmico do Curso de História da Universidade de Sorocaba (Uniso). O texto do manifesto entregue à população informa que o reajuste praticado (de 5,71%) ficou acima da inflação do período e critica as “precárias condições” da frota de ônibus do município.”Pague R$ 2,85 para saber como uma sardinha em lata se sente”, gritavam os manifestantes ao público. Marco Aurélio Nunes de Oliveira, presidente do Centro Acadêmico, disse que o gerenciamento do sistema pela Urbes é “ineficiente”. “O povo enfrenta atrasos, viaja mal acomodado e sofre com a prestação de um serviço público que deveria ser muito melhor. Isso para não falar na novela da concorrência que não sai, nas prorrogações de contratos emergenciais. É um absurdo!”.

O grupo também não concorda com o argumento de que o preço da passagem sobe por “culpa” do aumento de salário concedido aos motoristas. “Essa é outra balela na qual querem nos fazer acreditar. Uma coisa não tem a ver com a outra. Eles (os motoristas) não são responsáveis por nada e a população precisa ser conscientizada disso. Estamos, aqui, fazendo a nossa parte, exercendo o direito de alertar e pedir que todos fiquem atentos”, comentou Marco Aurélio.

Sobraram, também, farpas para o prefeito Vitor Lippi (PSDB). “Lippi, saia do carrão e ande no busão”, dizia um dos cartazes exibidos. “Ele tem responsabilidade pelo que acontece, já que, não cuida, como seria sua obrigação, do problema. É fácil fazer propaganda de que a situação na cidade está bem, acomodado confortavelmente. Já os usuários do transporte têm de pagar, e muito, para ter assegurado um direito até básico”, disse Geilson Cruz Souza.

Com o reajuste, Sorocaba passou a cobrar a terceira maior tarifa do transporte coletivo do Estado de São Paulo. “Ninguém aqui quer ser palhaço, embora eles nos façam parecer palhaços. Vamos cobrar providências e explicar às pessoas o que realmente acontece”. Depois da panfletagem, os estudantes devem, no decorrer da semana, avaliar a possibilidade de recorrer à justiça para encaminhar a questão. Eles também ocupação outros espaços públicos da cidade para protestar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: