OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Concessionária é multada em R$ 110 mil por vazar esgoto no RJ.

Posted by alexproenca em abril 19, 2011


19 de abril de 2011 • 18h56 • atualizado às 18h59

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) multou em R$ 110 mil nesta terça-feira a concessionária Águas de Niterói pelo vazamento de cerca de 6 milhões de litros de esgoto da Estação de Tratamento Toque-Toque, em Niterói, no domingo. Ao menos sete pessoas se feriram ao serem arrastadas pela enxurrada, no centro da cidade.
O Inea, com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), decidiu ainda fazer auditoria ambiental preventiva nas estações de tratamento da empresa, “para evitar que acidentes semelhantes voltem a ocorrer”. Além disso, a Águas de Niterói será obrigada a instalar duas ecobarreiras em rios que deságuam na Baía de Guanabara, implantar um programa de recolhimento de lixo flutuante na baía e instalar um biodigestor para tratamento de esgoto em comunidade a ser escolhida.
Na segunda-feira, o diretor da Águas de Niterói, Dante Levisotto, afirmou que o esgoto que atingiu as ruas já havia sido parcialmente tratado – estava na fase final de purificação. “O esgoto que vazou não chega a ser água potável, mas já havia passado por duas fases de tratamento e muitos microorganismos já tinham sido mortos”, disse.
Por causas ainda desconhecidas, a parede de 7 m do tanque de aeração da estação se rompeu no domingo, provocando o vazamento de esgoto em tratamento. Os dejetos invadiram ruas próximas, entraram em casas e lojas e arrastaram veículos. De acordo com os bombeiros, sete pessoas tiveram escoriações leves e foram levadas para um hospital da cidade.

Fonte: Portal Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: