OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

PT pede auditoria nas contas da Saúde em Sorocaba.

Posted by alexproenca em fevereiro 18, 2011


Dossiê com matérias jornalísticas foi protocolado junto ao Ministro da Saúde e ao Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS)

Através do conselheiro nacional de saúde, José Marcos Oliveira, o Diretório Municipal do PT de Sorocaba protocolou ontem (15/2), junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um pedido de auditoria qualitativa e quantitativa no “uso dos recursos próprios do Município, bem como das transferências constitucionais, legais e voluntárias” realizadas nos últimos oito anos à municipalidade.

Um dossiê, com matérias jornalísticas sobre problemas recentes no setor da saúde em Sorocaba, acompanhou o pedido de auditoria, que também foi protocolado junto ao Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS). Segundo o presidente do PT de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, a iniciativa se deveu a declarações recentes do Secretário Municipal de Saúde, Milton Palma, de que o Ministério da Saúde não vinha cumprindo suas responsabilidades.

“Tanto na prestação de contas no Conselho Municipal de Saúde, como na própria Câmara de Vereadores, a responsabilidade sobre os problemas na área foi transferida à esfera federal”, explica Triniti. “Isso é muito grave, já que só os repasses do Governo Federal para a Saúde giram em torno de R$100 milhões ao ano”, completa.

O dossiê entregue ao Ministro Alexandre Padilha conta com cerca de 50 matérias veiculadas pela imprensa sorocabana, incluindo matérias televisivas. Entre as notícias, encontra-se a prestação de contas do Secretário Milton Palma, na Câmara de Vereadores, quando o mesmo afirmou que “os gastos com saúde pública estão cada vez mais altos para os municípios que, por outro lado, recebem cada vez menos repasses do governo federal”.

“Não se trata de um jogo de empurra”, defende Triniti. “O que queremos é apurar qual o problema real da Saúde, que tem afetado negativamente a vida de milhares de sorocabanos em detrimento do crescimento do volume de recursos investidos pela municipalidade”, justifica.

Segundo o conselheiro nacional de saúde, verifica-se, em Sorocaba, a valorização da atenção terciária, em detrimento da atenção primária. “Os números apontados na Atenção de Urgência e Emergência, ou seja, do atendimento nas unidades pré-hospitalares, aponta, em alguns meses, que cerca de 50% da população faz uso desse serviço”, explica. “Ao mesmo tempo não verificamos interesse algum por parte da Prefeitura em qualificar o Programa Saúde da Família, que deve trabalhar com a prevenção”, critica.

José Marcos explica ainda que a Constituição de 1988, através do estabelecimento do conceito de Seguridade Social, levou a avanços na regulamentação do SUS e ampliou a participação da sociedade na gestão da saúde. “Utilizando desse poder participativo é que decidimos interferir”, afirma o membro do Conselho Nacional de Saúde. “Precisamos saber onde está realmente o problema da saúde em Sorocaba para que possamos lutar para mudar essa realidade que hoje marca a opinião de todos os sorocabanos sobre a baixa qualidade dos serviços prestados no município”, conclui.

Anúncios

Uma resposta to “PT pede auditoria nas contas da Saúde em Sorocaba.”

  1. murilopohl said

    Tomei a liberdade de republicar este post. Mas aproveito para indicar tambem a leitura do http://cardosinho.blog.br/?p=2796
    Abraço fraterno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: