OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Fatec Sorocaba, novamente entre as melhores faculdades do Brasil.

Posted by alexproenca em janeiro 15, 2011


Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o resultado das avaliações do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior no país, referente a informações de 2009. As faculdades e universidades de Sorocaba foram avaliadas também e o resultado do Índice é divulgado em valores contínuos que vão de 0 a 500 e por faixas, com conceitos de 1 a 5. Duas instituições locais foram bem posicionadas: a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc). Os principais conceitos avaliados foram as titulações do corpo docente, o desempenho dos estudantes e a satisfação. Exatamente 2.137 instituições foram avaliadas.

De acordo com o portal do MEC na internet, os conceitos 1 e 2, que variam os pontos entre 0 e 194, são classificados como ruins. Os de conceitos 3 têm pontuação entre 195 e 294, e estão no nível intermediário. Já os conceitos 4 e 5 são os melhores e variam a pontuação de 295 a acima de 395. No ranking estadual ficaram em primeiro lugar a Universidade Federal de São Paulo (que também lidera a fila nacional) e entre as faculdades a Faculdade de Administração de Empresas (que ficou em segundo lugar no nacional). A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) também obteve conceito 5 e ficou em segundo lugar no Estado e entre as nove melhores do país.

 

Sorocaba

 

Entre as faculdades, a Fatec e a Esamc obtiveram a melhor classificação. A Fatec obteve conceito 4, ficando em 11º no Estado e em 20º no País. A Esamc, que também obteve conceito 4, ficou em 34º do ranking estadual e em 76º no nacional. Já entre as universidades, a melhor classificada na cidade foi a Universidade de Sorocaba (Uniso), que obteve conceito 3, ficou em 14º no ranking estadual e em 99º no nacional.

Mas também foram classificadas outras quatro instituições locais, todas faculdades, que obtiveram resultados com conceito 3, como a Faculdade de Educação Física (ACM), em 44º lugar no estadual e em 97 no nacional; a Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) ficou em 54º no Estado e 126 no Nacional; a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) em 143º estadual e 380 no nacional; e a Faculdade Uirapuru, em 156º estadual e 430º nacional.

 

Comentários

 

Em nota, a Esamc destacou que as notas obtidas na avaliação foram recebidas com orgulho pelo corpo docente, principalmente por seu curso de Administração ter obtido conceito 5. Para os professores, é motivo de muito orgulho e para a instituição é um selo de qualidade que serve de referência para alunos concluintes e para os futuros estudantes, afirmou o professor Antônio Carlos Silva, coordenador do curso de Administração.

O reitor da Uniso, professor Fernando de Sá Del Fiol, também em nota, disse que a nota da universidade foi recebida com satisfação, principalmente por indicar evolução entre os anos de 2008 e 2009, quando pulou de 227 pontos para 251, respectivamente. Segundo ele, a meta da instituição é crescer em torno de 10% ao ano.

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: