OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Sobre o falecimento de José Saramago

Posted by alexproenca em junho 18, 2010


A morte de José Saramago constitui uma perda irreparável para Portugal, para o povo português, para a cultura portuguesa.

A dimensão intelectual, artística, humana, cívica, de José Saramago fazem dele uma figura maior da nossa História.

A sua vasta, notável e singular obra literária – reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura – ficará como marca impressiva na História da Literatura Portuguesa, da qual ele é um dos nomes mais relevantes.

Construtor de Abril, enquanto interveniente activo na resistência ao fascismo, ele deu continuidade a essa intervenção no período posterior ao Dia da Liberdade como protagonista do processo revolucionário que viria a transformar profunda e positivamente o nosso País com a construção de uma democracia que tinha como referência primeira a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

José Saramago era militante do Partido Comunista Português desde 1969 e a sua morte constitui uma perda para todo o colectivo partidário comunista – para o Partido que ele quis que fosse o seu até ao fim da sua vida.

O Secretariado do Comité Central do PCP manifesta o seu profundo pesar, a sua enorme mágoa pela morte do camarada José Saramago – e expressa as suas sentidas condolências à sua companheira, Pilar del Rio, e restante família.

O PCP apela aos seus militantes, a todos os democratas e patriotas, aos trabalhadores e ao povo português, para que se associem à justa e sentida homenagem ao escritor e militante comunista, Prémio Nobel da Literatura José Saramago.

O corpo de José Saramago chegará amanhã, Sábado, dia 19, a Portugal ao fim da manhã, ficando em Câmara Ardente no Edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

O funeral realizar-se-á Domingo, dia 20, saindo o cortejo fúnebre às 12 horas do Edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa para o Cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, integrando uma delegação do Partido, estará presente nas cerimónias fúnebres que decorrerão Sábado e Do

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: