OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Dilma cresceu em todas as regiões do país.

Posted by alexproenca em maio 23, 2010


aqui, todas as pesquisas eleitorais de todos os institutos

A pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo instituto Datafolha nos dias 20 e 21 de maio revela que Dilma Rousseff (PT) melhorou sua pontuação em todas as regiões do país. A petista na soma geral está agora empatada com José Serra (PSDB), ambos de 37%.

Mas essa pontuação de ambos varia de acordo com a região pesquisada. A edição da “Folha de S.Paulo” de hoje (23.mai.2010) traz a reportagem completa e dados sobre a estratificação da pesquisa Datafolha (aqui, para assinantes da “Folha” e do UOL). O blog preparou algumas tabelas mostrando detalhes do levantamento. A seguir, a tabela com os dados de intenção de voto por região do país:

Como se observa, Dilma cresceu de 7 a 9 pontos em todas as regiões. Já Serra caiu de 4 a 10 pontos. O principal reduto do tucano continua sendo o Sudeste. A petista se segura no Nordeste, exatamente a região na qual o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a melhor avaliação (85%).

O Datafolha fez um cruzamento das intenções votos e da opinião dos eleitores sobre a popularidade de Lula. Eis a tabela:

Até abril, Dilma e Serra estavam empatados tecnicamente entre os eleitores que consideram o governo Lula “bom” ou “ótimo”. Agora, a petista se isolou à frente com 45% entre os que aprovam a administração lulista. O curioso é Serra ter 32% nesse universo de eleitores pró-Lula (ele perdeu 4 pontos desde a última pesquisa).

Serra ainda é, de longe, o candidato a presidente mais bem conhecido pelos eleitores. É claro que a esta altura, faltando pouco mais de 4 meses para a eleição do dia 3 de outubro, quase todos os eleitores já ouviram falar um pouco dos principais concorrentes. Mas quando se pergunta se o eleitor realmente conhece os políticos na disputa, a coisa muda de figura. Eis a tabela:

Embora 98% digam conhecer Serra e 90% afirmem conhecer Dilma, é necessário levar em conta que 34% declaram conhecer o tucano “muito bem”. E só 15% dizem o mesmo sobre a petista. Essa diferença do grau de conhecimento tende a se igualar quando começar a propaganda em rádio e TV. Aí será possível aferir com mais precisão a intenção de voto.

A seguir, as tabelas com as estratificações sobre sexo (Dilma melhorou entre as mulheres, mas ainda perde para Serra); faixa etária (o melhor desempenho da petista é entre os de 25 a 34 anos; já Serra está melhor entre os de 16 a 24 anos); escolaridade; renda e tamanho do município (empate técnico em todas as faixas).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: