OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Pivetta e cooperativa firmam parceria para ampliar coleta seletiva.

Posted by alexproenca em abril 23, 2010


Até o próximo ano Votorantim deverá contar com total cobertura do serviço de coleta seletiva e um plano municipal de gerenciamento de resíduos sólidos. Essas foram as metas apresentadas na tarde de ontem pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) durante o lançamento da parceria entre a prefeitura e a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot). Com a oficialização do que classifica como um programa de governo integrado que envolve a cooperativa como braço operacional, Pivetta pretende ampliar o atendimento hoje restrito a 40% da cidade. O objetivo do programa, segundo explicou, é humanizar o serviço dos catadores, com o fornecimento do caminhão e o apoio necessário para o trabalho que hoje conta com 34 cooperados, sendo que a meta é aumentar para 130 até o próximo ano. Temos mais um caminhão chegando pelo Governo do Estado e queremos ter mais três, declarou o prefeito que também anunciou a inclusão do programa ao projeto IPTU Amigo, que deverá conceder descontos no imposto dos munícipes que contribuírem com o fornecimento de material reciclável.

O programa de coleta seletiva também pretende aumentar a vida útil do aterro sanitário de Votorantim e incluir a participação de diversas secretarias no desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à educação ambiental. Durante o trabalho de coleta, os catadores percorrerão os bairros de porta em porta para o cadastramento e orientação sobre a importância da iniciativa.

Resíduos sólidos

Em seu discurso de lançamento do programa de coleta seletiva, Pivetta declarou que está finalizando as negociações para disponibilizar em Votorantim uma máquina trituradora de entulhos, destinada ao recolhimento de resíduos provenientes de pequenas reformas e construções da cidade, evitando assim, o despejo irregular e o acúmulo desse tipo de material em terrenos baldios. O trabalho, que seria executado por 30 cooperados, teria um núcleo destinado ao recebimento de resíduos sólidos de pequenos geradores.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: