OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Construção civil contrata mais de 73 mil na região de Sorocaba.

Posted by alexproenca em abril 23, 2010


A região de Sorocaba bateu o recorde histórico na geração de empregos formais (com carteira assinada) no setor de construção civil. O último levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) aponta que a cidade fechou o mês de fevereiro com 73.792 trabalhadores contratados. A regional sorocabana do sindicato é composta por 47 municípios.

O número representa uma variação positiva de 0,84% em relação a janeiro (quando eram 73.178 empregados). No acumulado dos 12 meses (março de 2009 a fevereiro de 2010) o crescimento foi de 7,6%. O fechamento de fevereiro marcou também o terceiro mês consecutivo de alta na geração de empregos do setor, já que a última queda ocorreu em novembro do ano passado.

O recorde no número de trabalhadores contratados fez com que a região de Sorocaba fique à frente de localidades maiores. Dentre as regionais do Sinduscon espalhadas pelo interior do Estado, a de Sorocaba é a que registra o maior número de empregados. Na região de Campinas, por exemplo, são 73.147 vagas e em São José dos Campos, 70.877. O Estado de São Paulo fechou fevereiro com 709.475 registros em carteira na construção civil. Em todo o Brasil, são 2.558.693 empregados.

Para o gerente regional do Sinduscon-Sorocaba, José Sarracini Júnior, os números positivos mostram o crescimento da cidade no setor nos últimos 15 anos. Era um município que, infelizmente, estava sem postura de um crescimento franco. Apresentava falhas de estrutura, saneamento e conservação. Mas foi dada uma roupagem, a cidade se revitalizou e melhorou uma série de fatores. As pessoas começaram a visualizar Sorocaba com perspectivas melhores e a cidade começou a ter loteamentos fechados e condomínios horizontais e verticais, analisa.

Cadeia produtiva

A pujança da construção civil cria uma cadeia produtiva e influencia diretamente outras áreas, como o ramo imobiliário e a venda de materiais para construção. Se você andar pela rua vai ver muita construção. Cresce o emprego e com isso o volume de venda de imóveis por corretores. As empresas de materiais de construção também estão vendendo muito mais, acrescenta.

O fato de Sorocaba ser a região do Estado com maior número de trabalhadores (com exceção da capital) atrai profissionais ligados à construção civil. Segundo o gerente do Sinduscon, já existem obras que são conduzidas por empreiteiras de outras cidades, pois a demanda é maior do que as empresas locais podem dar conta.

E, em alguns casos, falta até mão-de-obra qualificada. São as situações, por exemplo, de armador carpinteiro e eletricista. Estão em falta. É o tipo de mão de obra difícil de ser encontrada e quando você acha, muitas vezes o profissional não está preparado, diz Sarracini, alertando para a necessidade da qualificação.

Além da mudança de vocação do município nos últimos anos, o gerente do Sinduscon avalia que a economia estável do País é fator fundamental para o crescimento da construção civil – e consequentemente a geração de mais empregos. É melhor para o empresário aplicar o dinheiro na chamada roda vida, a movimentação do trabalho, e dobrar seu capital, do que investir em qualquer outra aplicação financeira, afirma.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário