OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Não existe tragédia, existe falta de capacidade.

Posted by alexproenca em abril 7, 2010


Alexandre

As fortes chuvas no Rio de Janeiro e as consquências surgidas em função delas, nada tem de desgraça natural.

E primeira e última instância são conseqüências da falta de planejamento e de ação dos poderes públicos, principalmente dos que já exerceram os cargos de prefeitos, governadores e presidentes.

A industrialização do país se fez sem a devida atenção ao planejamento urbano e a moradia popular. E normalmente, sendo o poder público cumplice dos especuladores imobiliários. Vender um pedaço de terra, para os futuros trabalhadores que iriam mover as industrias capitalistas, proporcionava um lucro fantástico e uma grande acumulação de capital.

As consequências de décadas de ação governamental voltda para a especulação imobiliária, tinha necessáriamente de dar este resultado.

O governo Lula vem procurando enfrentar esta situação oferecendo instrumentos para a reorganização das cidades, principalmente através de recursos financeiros. Porém os prefeitos e governadores não tem a capacidade ou a vontade de solucionar estes problemas.

Aqui em Sorocaba, os constantes alagamentos de vias públicas se deve a utilização de áreas impróprias e  também a falta da retira de entulho, terra e areia do rio Sorocaba.

Esta imobilidade do poder público municipal, mostra a falta de cpacidade de gestão pública, entendento isto como, o atendimento digno as pessoas, e não ao capital.

Deixe um comentário