OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

psdb de Sorocaba, perde 80% dos filiados.

Posted by alexproenca em março 25, 2010


O último a sair, apague a luz.

PSDB perde 80% dos filiados em um ano

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla que administra a cidade há 12 anos, perdeu, em doze meses, 80% de seus filiados, ficando com apenas 548 pessoas em seu quadro de militantes, de um um total que era de 2.927 em dezembro de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda, que já foi a segunda com maior número de eleitores filiados – atrás apenas do PMDB, que conta com 3.450 -, agora ocupa a 8.ª posição e perde de partidos como o PR, PSC, PTB, PDT. Em todo o país o PSDB também foi o partido que mais perdeu filiados desde o início do ano, segundo o TSE: 77.874 pessoas.

O presidente do partido, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Christiano Leite, argumenta que a queda se deve a um recadastramento realizado no ano passado. Entretanto, para o doutor em Ciências Políticas e diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas, Pedro Rocha Lemos, há uma “descrença e um descontentamento” dos eleitores na política, pois os números demostram que a maioria dos partidos perderam filiados. Sorocaba é o 9.º colégio eleitoral do Estado, com 385.073 eleitores. Desse total, cerca de 4% estão filiados a partidos políticos e, consequentemente, aptos a se candidatar nas eleições deste ano. Em números reais, isso significa que desse total, o município conta, atualmente, com 15.188 pessoas ligadas a um partido político, mas em dezembro de 2008 o número de filiados era de 17.560.

Em todo o país, são atualmente 11,97 milhões pessoas filiadas a partidos políticos, aproximadamente 9% dos eleitores brasileiros. O levantamento divulgado pelo TRE traz a totalização das listas enviadas pelos partidos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país para, sobretudo, que os interessados em disputar cargos nas eleições de outubro deste ano se filiassem a um partido político e registrassem domicílio eleitoral nas cidades onde pretendem se candidatar.

Pelos dados do Tribunal, o PSDB, que até dezembro de 2008 era a segunda maior legenda em Sorocaba em número de filiados: contava com 2.927 filiados. Um ano depois, passou a contar com 548. Luís Leite, minimizou a debandada de filiados. Disse que o partido não perdeu filiados. “Não perdeu nenhum filiado. O partido fez um recadastramento por orientação do Diretório Municipal do PSDB. Nosso partido está em Sorocaba há 19 anos e desde então nunca passou por um recadastramento”, argumentou.

Porém, quando questionado por qual motivo da queda tão acentuada e se essa baixa não o surpreendia, Luís Leite, voltou a ponderar: “Eu considero que há um problema quando um partido tem muitos filiados, mas com poucos que realmente militam. Havia pessoa que a gente nem tinha mais contato, que se mudaram; morreram… Não adianta querer grande quantidade e sim qualidade. O importante é saber o porcentual de filiados que milita a favor do partido; que participa das reuniões”.

Fonte:  Jornal Cruzeiro do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: