OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Maternidade e UTI-neonatal da Santa Casa de Sorocaba são fechadas

Posted by alexproenca em janeiro 21, 2010


Alexandre

alex.proenca@ibest.com.br

E a população de Sorocaba será mais uma vez prejudicada.

Este monte de convênios e tercerizações só prejudicam a população e aumentam os gasto públicos de maneira insastifatória.

Porque não temos a criação de um HOSPITAL MUNICIPAL, aqui em Sorocaba? Com profissionais contratados por concurso público?

O tamanho e a grandeza de nossa cidade exige esta medida ousada.

Exige que este serviço de saúde seja público e não tercerizado.

O dinheiro que já foi gasto em convênios daria para ter construído um hospital publico municipal.

——————————————————————————————————————————————————–

Prefeitura providencia esquema emergencial e avisa o MP sobre o caso

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba comunicou oficialmente nesta quarta-feira à Secretaria Municipal da Saúde a suspensão temporária dos partos lá realizados e a transferência dos bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intesiva)  neonatal daquele hospital.

Segundo a Secretaria da Saúde, a Santa Casa é responsável por cerca de 170 partos ao mês, número que corresponde a 50,1% dos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade. Diariamente, uma média de 30 pacientes são atendidas naquela unidade. Já a UTI-neonatal atende média de 15 crianças por mês.

Assim que recebeu o ofício da Santa Casa, o secretário da Saúde, Milton Palma, imediatamente começou a preparar um sistema emergencial de atendimentos. A Secretaria de Negócios Jurídicos  passou a avaliar as providências cabíveis e comunicou oficialmente o MP (Ministério Público) sobre o caso, solicitando acompanhamento.

“Desde ontem [quarta-feira], até que tenhamos uma nova distribuição da demanda, a maior parte dos partos do SUS será realizada no Hospital Santa Lucinda”, diz Palma.
‘Atendimento está normal’
Arthur e Tatiane Machado, pais de uma bebê que estava até o início da noite desta quarta-feira na UTI-neonatal da Santa Casa, aguardavam a transferência da filha, a qualquer momento, para o Hospital Santa Lucinda. “Desde sexta fomos avisados pelos médicos que isso aconteceria. Eles estão sendo profissionais e éticos”, diz Arthur.

Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba, a Santa Casa teria comunicado as dificuldades na renovação de contrato ou substituição da equipe médica da UTI-neonatal ligada à maternidade daquele hospital. O serviço faz parte do convênio firmado entre a Santa Casa e a Prefeitura de Sorocaba.

Diante do caso, o secretário Milton Palma consultou a Santa Casa. Uma resposta foi enviada na sexta-feira por meio de ofício, relatando que a equipe atual iria deixar os serviços e “nova empresa contratada (…)  assumirá imediatamente”  Mas isso não tinha ocorrido até quarta-feira, o que levou a prefeitura comunicar oficialmente a imprensa.

Porém, o provedor da Santa Casa, José Antonio Fasiaben, disse ao BOM DIA que o atendimento na maternidade e na UTI -neonatal não foi interrompido. “Já estou com a nova equipe montada. O que está sendo decidido hoje à noite [quarta-feira] em reunião entre os médicos é como será o sistema de trabalho. Mas neste momento a equipe trabalha normalmente”, completou. (Com Carla de Campos)

Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: