OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Curso de Mecânica da Fatec Sorocaba é considerado o melhor do Brasil.

Posted by alexproenca em setembro 5, 2009


A Faculdade de Tecnologia – Fatec, de Sorocaba, administrada pelo Centro Paula Souza, ficou com a primeira colocação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na categoria Tecnologia em Fabricação Mecânica, recebendo a nota máxima, à frente de instituições federais, estaduais e particulares.

A informação foi divulgada ontem, pelo diretor da instituição, Antônio Carlos de Oliveira, juntamente com o resultado das avaliações que o Ministério da Educação (MEC), faz em todas as instituições do país e que considerou a Fatec Sorocaba a 25.ª melhor do Brasil. Entre as instituições do Estado de São Paulo, a faculdade ficou com o 13.º lugar.

Antônio explica que a Fatec ficou com a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que atribui notas de 1 a 5. Foram avaliadas 2001 estabelecimentos de ensino superior em todo o território nacional e ficamos com 25.ª colocação com a nota 4. É um resultado muito bom, principalmente se levarmos em consideração que apenas 21 escolas tiveram conceito 5, considera. O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, o desempenho dos universitários no Enade, a qualificação dos professores (número de doutores) e a nota da pós-graduação, entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas.

Os dois cursos da Fatec que avaliados foram Tecnologia em Fabricação Mecânica, que recebeu conceito 5, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que recebeu a nota 4 e ficou com a 16.ª colocação no país. Foram os dois juntos que renderam à Fatec Sorocaba o 25.º lugar entre as faculdades de tecnologia.

O diretor atribui os bons resultados a diversos fatores: o enfoque na empregabilidade, a qualificação acadêmica e expriência profissional dos professores e o comprometimento dos alunos. Ele lembra que o curso tecnológico é de 3 anos e por isso tem carga horária de mais de três mil horas, o que exige muita dedicação dos alunos, na opinião do diretor. Essa dedicação e ensino voltado ao mercado interessa muito às empresas porque esse aluno será um profissional apto às demandas das empresas.

Para reforçar esse foco na empregabilidade e finalizando um plano de ampliação da faculdade, o diretor explicou que a Fatec Sorocaba, a partir de 2010 terá cursos de tecnologia em elétrica automotiva e tecnologia em processos metalúrgicos, já pensando nas necessidades da nova fábrica da Toyota que se instalará na cidade.

Fonte:  Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios

2 Respostas to “Curso de Mecânica da Fatec Sorocaba é considerado o melhor do Brasil.”

  1. Bruno said

    olacomo eu faço para fazeresse curso de mecanica?
    aguardo respostas
    obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: