OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Secretário da Prefeitura Tucana de Sorocaba é Preso, em um Motel, acompanhando de três menores.

Posted by alexproenca em agosto 16, 2009


Ainda sobre a prisão de Renna

A prisão do Secretário de Administração de Sorocaba, Januário Renna é só mais um capítulo do conturbado segundo mandato do Governo Vitor Lippi.
Insisto que o problema é muito maior do que parece. Há todo um conceito que precisa ser desmontado.
Há mais de trinta anos é o mesmo grupo político que administra a cidade de Sorocaba. E esse grupo vem trabalhando a gestão do município num modelo gerencial, empresarial mesmo. Isso pode ser notado com mais clareza nos governos Pannunzio, Amary e Lippi.
Além do problema de tratar o cidadão como cliente, os conceitos de administração pública são necessariamente diferentes dos da administração privada.
Por exemplo, em empresas é comum e até saudável a ajuda entre familiares e amigos, na gestão pública é imoral e muitas vezes ilegal. Sobre o tema temos o exemplo do ex-Secretário Daniel de Jesus, que isentou de impostos empresa de seu pai.
Também na iniciativa privada, os padrões éticos são diferentes. Há muito mais tensão no sentido de se buscar a “competitividade”, de forma a se abrir mão de alguns “valores éticos”, como contratar ou manter alguém que tenha, digamos, descuidado de alguns lançamentos financeiros na hora de declarar rendimentos. Na gestão pública, isso pode ser tratado como irresponsabilidade fiscal. Como no caso do atual Secretário de Habitação de Sorocaba, Barbará, que quando prefeito de Itapetininga, além de não ter produzido nada significativo na área da habitação, também descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, tornando-se inelegivel.
Outro exemplo é com relação a Secretaria de Segurança, o prefeito Vitor Lippi trocou um Secretário oriundo do Exército, por outro da Polícia Militar. Destaque ao fato de termos qualquer instituição militar como algo constituído para proteger o Estado, não necessariamente o cidadão. Conceito patrimonialista comum a qualquer empresa. Elas não contratam seguranças para cuidar de seus funcionários, o fazem para proteger o patrimônio, seu “estado” particular.
Menciono todos esses exemplos, como poderia mencionar outros, para dizer que o buraco da administração tucana é muito mais embaixo.
Vitor Lippi exonerou o Secretário Renna por uma conduta inaceitável, mas não exonerou o conceito de administração que vem acumulando imoralidades.
Se quiser ir adiante, precisa ir muito além de Renna.

———————————————————————————————–

Secretário de Sorocaba é Preso

Na tarde de hoje a Polícia Civil flagrou o Secretário de Administração de Sorocaba, Januário Renna, com três adolescentes em um motel da cidade de Itu.
As informações foram divulgadas há pouco pelo portal Terra (http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3924434-EI5030,00-Secretario+de+Sorocaba+e+detido+com+adolescentes+em+motel.html).
Aguardemos o posicionamento do Prefeito Vitor Lippi, que reassume hoje o comando da Prefeitura após cirurgia realizada há duas semanas.
Lippi já defendeu seu ex-secretário que isentou de impostos empresa do próprio pai e mantém em sua linha de frente secretários que mantiveram relações inadequadas com a Toyota (o caso dos Corolas).
E agora, aceitará novamente?

Fonte: Blog do Paulo Henrique.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: