OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Regularização do bairro Júlio de Mesquita Filho, em Sorocaba.

Posted by alexproenca em agosto 5, 2009


O bairro Júlio de Mesquita Filho, localizado na zona oeste de Sorocaba, conta com aproximadamente com 3.500 casas, sendo que a maioria já foi ampliada. Hoje ele é um bairro moderno, contando com boa infra-estrutura tanto na área comercial, quanto nos serviços públicos.

As residências começaram a ser entregue no ano de 1993. Sendo que nesta época, a situação era totalmente diversa do que é hoje. Não existiam a iluminação pública, nem asfalto, creche, escolas. Os primeiros moradores foram verdadeiros pioneiros, e seus esforços, transformaram esta região de Sorocaba.

A origem do bairro, remontam a existência de uma antiga área, que era uma fazendo do grupo Matarazzo. Por dividas com o Governo Federal, esta fazenda passou para o antigo BNH (Banco Nacional da Habitação), e deste para a CEF – Caixa Econômica Federal. Esta área englobava os atuais bairros Júlio de Mesquita Filho e o Jd. Ipiranga.

Em 1988, ocorre a ocupação da área onde hoje se situa o Jd. Ipiranga, retirando esta área, para a construção de mais casas. Em 1994 a empresa Cohab-Cris de Araçatuba, que construiu o bairro Júlio de Mesquita Filho, entrou com uma ação na justiça estadual, buscando a retificação de área, para poder regularizar o bairro Júlio de Mesquita Filho. O número deste processo é 1994.000973-9 e corre na 2 Vara Cível de Sorocaba.

Proprietários de áreas do entorno do bairro, entraram no processo, alegando que a Cohab-Cris, estava invadindo terras deles. Em conseqüência, foi necessário que fosse determinado uma perícia judicial, para que as pendências fossem resolvidas. E isto vem causando a demora na solução deste problemas, e causando transtornos para os moradores, pois estes não conseguem a escritura definitiva, depois de terem quitado as sua casas.

Para defender os interesses dos moradores a Associação dos Amigos dos Bairros do Júlio de Mesquita Filho, entrou no processo no ano de 2004, e desde esta data, vêem acompanhando o desenrolar da ação, através de sua advogada a Dra. Adriana da Rocha Leite.

Atualmente, no Cartório de Registro de Imóveis, esta registrada apenas uma gleba de terra, sendo que somente sera possível o desmembramento em lotes, a partir do final desta ação. Depois de concluída toda esta etapa, é que os moradores receberam as suas escrituras definitivas.

Este esclarecimento a nossa população se faz necessária, para evitar a demagogia sobre a regularização do bairro, pois somente depois de esgotada todos os recursos na esfera legal e judicial, é que teremos as nossas escrituras.

Delso José da Costa
Presidente da Associação dos Amigos dos Bairros do Júlio de Mesquita Filho

Delso José da Costa

Anúncios

Uma resposta to “Regularização do bairro Júlio de Mesquita Filho, em Sorocaba.”

  1. Lucia Dellosso said

    A/C Sr.Delso Jose
    Bom dia,por favor gostaria de saber quem tomava conta ou seja administrava as atividades esportivas no bairro em 1996,pois eu fui a pioneira em dar aulas de ginastica , fui contratada pela prefeitura,era um projeto dela , o salão foi derrubado onde aconteciam as aulas ,eu tinha mais de 50 alunas . Haviam aulas de carate tambem.Eu e um outro professor forneciamos o material para dar aulas (som/colchonetes etc.)Foi uma epoca muito boa. Estou ajuntando documentos ,pois preciso para me registrar no Conselho Federal de Educação Fisica.Agradeceria muito se houvesse um retorno .Obrigado,Lucia Dellosso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: