OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba vai à justiça contra demissões.

Posted by alexproenca em fevereiro 3, 2009


O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região estuda a possibilidade de entrar com uma representação na Justiça do Trabalho contra a demissão de 236 trabalhadores da ZF do Brasil, feitas na manhã de ontem em Sorocaba.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato, a medida judicial será tomada porque os trabalhadores entendem que as demissões foram arbitrárias, sem qualquer negociação com o sindicato da categoria. Deixamos bem claro para a ZF e para todas as empresas que estamos abertos às negociações. O que a empresa fez hoje (ontem) foi um total desrespeito com os trabalhadores, opinou Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

A decisão do sindicato de entrar na Justiça levará em conta uma decisão dada em São Paulo, em que a juíza Ivani Contini Bramante, da 2ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, anulou, no último dia 15 de janeiro, a demissão de 600 trabalhadores da empresa Amsted Maxion Fundição.

O sindicato também diz que irá apurar se entre os 236 demitidos existem trabalhadores lesionados. Em outubro do ano passado, a ZF já demitiu 20 trabalhadores lesionados e um cipeiro, completa Terto. Em janeiro a empresa já havia demitido mais 70 trabalhadores.

Na nota emitida, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região argumenta que a ZF do Brasil tem fôlego para suportar a crise e manter seu quadro de funcionários – aproximadamente 2,6 mil trabalhadores – devido ao crescimento da empresa nos últimos anos. Somente de 2007 para 2008, o faturamento do grupo pulou de 1,4 para 1,8 bilhão de reais, informa a nota. Além das demissões, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos, a ZF do Brasil também anunciou férias coletivas ontem, que acontecerão do próximo dia 19 ao dia 1 º de março. A assessoria de imprensa da empresa ZF do Brasil foi procurada no dia de ontem, mas não enviou respostas até o fechamento desta edição.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios

2 Respostas to “Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba vai à justiça contra demissões.”

  1. Olá, parabéns pelo espaço.
    Só me esclareça uma coisa: Tanto ódio ao mercado e tanta dependência de seus atores (como empresas privadas e sistema financeiro) não é um contrassenso.

  2. cesar said

    Gostaria muito de um emprego!
    Eu ja trab no JAPAO unica experiencia em INBUSTRIA
    Quero trabalhar aqui no BRASIL…
    OBRIGADO!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: