OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Jornalistas doam mil livros para biblioteca.

Posted by alexproenca em dezembro 23, 2008


“Nossa doação é importante para incentivar a leitura. Pela forma como está escrito biblioteca dá para perceber a deficiência do ensino básico”, disse Fernanda Marques. Fernanda e Felipe Shikama são jornalistas recém-formados pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e na tarde de ontem fizeram a doação de cerca de mil livros para a Biblioteca Comunitária Sabotage, que funciona no conjunto popular habitacional Sorocaba K, Recreio dos Bandeirantes, na Zona Norte. Eles são autores do livro “A síntese da exclusão” e fizeram uma campanha trocando seus livros novos por usados para serem doados à biblioteca que na parede ao lado da porta de entrada está grafada erroneamente, como “bibliotéca”.

Márcio do Santos Moreira, 26 anos, síndico do conjunto habitacional, integra a Ong Rima e Revolução, ligada à cultura Hip Hop. As bibliotecas em comunidades carentes foram idealizadas pela Ong e segundo Moreira, o acento na palavra “bibliotéca” foi proposital para mostrar a deficiência na educação. Moreira estava muito grato com a doação que vai aumentar em 1/3 o acervo que até ontem contava com duas mil publicações, a maioria de livros didáticos usados. “A doação é importante para a continuidade do projeto que também mantém a biblioteca Zumbi dos Palmares no bairro Santo André 2, já com cerca de três mil livros”, disse.

Para falar sobre a importância da doação o jornalista Felipe Shikama citou a frase “o estudo é o escudo”, que leu numa inscrição da biblioteca do Santo André 2. Disse que a Sabotage foi a escolhida por receber doações porque Márcio Moreira integra o movimento hip hop. Entre os livros doados, além de literatura, como títulos de Machado de Assis, havia livros didáticos e revistas. Várias crianças ajudaram a descarregar a doação. Algumas disseram que deixaram de freqüentar a Sabotage por proibição do síndico. A versão de Moreira foi de que o acesso foi vetado por alguns dias por conta de uma mudança no espaço físico, mas está novamente aberta à comunidade.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: