OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Mais votos para o governo, menos para a oposição.

Posted by alexproenca em outubro 26, 2008



Alguns leitores do Balaio mais afoitos já estão decretando a morte do PT e anunciando que irão varrer o partido do mapa em 2010.

Até entendo a empolgação dos demo-tucanos em São Paulo, com a provável vitória de Gilberto Kassab por larga margem de votos e a derrota do PT em outras capitais importantes.

Mas é preciso não brigar com os fatos, como sempre repito aqui. Basta pegar o levantamento da votação do primeiro turno de 2008, com as projeções das pesquisas para hoje em todo o país, publicado pela Folha de S. Paulo, e comparar com 2004, para constatar que os números gerais da eleição municipal mostram exatamente o contrário.

Enquanto os partidos da base aliada, a começar pelos dois maiores, PT e PMDB,  mostram vigoroso crescimento no número de votos, a oposição (PSDB, DEM e o nanico PPS) deve perder mais de 10 milhões de eleitores nesta eleição, segundo o jornal, mesmo com a provável vitória de Kassab em São Paulo.

Aos números:

O PT, que tinha 16,9 milhões de eleitores em 2004, deve passar para 19,6 milhões em 2008. O número de prefeituras do partido já passou de 411 conquistadas em 2004 para 548 no primeiro turno e tem boas chances hoje em 12 cidades de médio e grande porte, podendo passar a faixa de 20 milhões de eleitores.

O PMDB aumenta seu eleitorado de 17,1 milhões em 2004 para 23,5 milhões, o maior crescimento entre todos os partidos, e pode chegar a 30 milhões, se vencer no Rio de Janeiro.

Assim, apenas PMDB e PT, entre a constelação de partidos aliados, poderão sair das eleições municipais de 2008 com um eleitorado próximo a 50 milhões. Os outros partidos do governo somados devem ficar com algo em torno de 20 milhões.

Enquanto isso, os três partidos de oposição somados devem cair de 47,9 milhões de eleitores em 2004 para 34, 9 milhões este ano. Também o número de municípios hoje governados pela oposição caiu de 1.760 para 1.410 no primeiro turno, devendo vencer em mais três hoje (São Paulo, São Luís e Cuiabá).

Fonte: Blog do Ricardo Kotsch.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: