OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Cartola.

Posted by alexproenca em outubro 12, 2008


Se estivesse vivo, Angenor de Oliveira – ou simplesmente Cartola – completaria 100 anos neste sábado. Nascido em 11 de outubro de 1908, o compositor é responsável por alguns dos maiores clássicos da música popular brasileira.

Entre suas principais obras estão “As Rosas Não Falam”, “Acontece”, “O Mundo É Um Moinho”, “Alvorada”, “O Sol Nascerá”, “Peito Vazio”, “Cordas de Aço”, “Quem Me Vê Sorrindo”, “Alegria” e “Disfarça E Chora”, entre outras.

Seu nome sempre esteve ligado à Estação Primeira de Mangueira, escola de samba da qual Cartola foi um dos fundadores. Diz a lenda que foi ele quem escolheu as famosas cores verde e rosa para a agremiação.

O apelido Cartola veio da época em que ele era operário da construção civil. Para proteger seus cabelos da poeira, ele costumava usar um chapéu. Seus colegas começaram então a chamá-lo de Cartola, e o nome o acompanhou para o resto da vida.

Apesar de compor desde a década de 1920, só alcançou reconhecimento no final dos anos 1960. Seu primeiro álbum saiu em 1974. Gravou então mais três discos (o segundo, considerado sua obra-prima), antes de morrer em 1980, vítima de câncer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: