OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Não temos mais tempo a perder

Posted by alexproenca em setembro 29, 2008


Não temos mais tempo a perder

Hamilton Pereira

Candidato a Prefeito de Sorocaba, pelo PT.
Nós, Sorocabanos e Sorocabanas, amamos nossa cidade. Sentimos enorme orgulho por viver numa terra tão bonita e cheia de riquezas naturais, históricas e culturais.

Esse sentimento, que cresce a cada dia no coração da nossa gente, tem encorajado a população a querer muito mais para Sorocaba. Mais do que beleza urbana, o povo está querendo ser tratado com dignidade quando vai a um posto de saúde, quando procura uma vaga em creche, pega um ônibus ou transita de carro sem ter que enfrentar o tráfego pesado.

A vivência de Hamilton, primeiro como homem trabalhador, depois como sindicalista e deputado estadual por 13 anos, sempre lutando pelos interesses da nossa terra, o levou a acumular um tesouro de valor inestimável: a sensibilidade para compreender quais as reais necessidades do nosso povo. Hamilton sabe enxergar a alma de Sorocaba.

E é justamente essa sensibilidade que fará toda a diferença na Administração Municipal com Hamilton prefeito de Sorocaba. Nós sabemos o que tem passado a maior parte dos sorocabanos quando nos deparamos com dados de recentes pesquisas apontando que a saúde é o principal problema de Sorocaba para 62% da população.

Entendemos o que se passa no coração aflito de uma mãe, que com o filho febril, aguarda horas para ser atendida nas unidades de emergência. Entendemos que a pessoa doente, com dor e mal-estar precisa de atendimento rápido, humano e que é inadmissível que se encare com normalidade a falta de medicamentos, as enormes filas e o descaso ao atendimento da população na rede pública de saúde.

Trata-se de seres humanos, que não podem ser tratados como máquinas amontoadas em oficinas mecânicas. Em Sorocaba 30% da população tem condições de ter um plano de saúde privado. Os outros 70%, cerca de 420 mil pessoas, dependem única e exclusivamente da rede pública municipal de saúde.

Nos últimos quatro anos a verba da saúde duplicou, porém a mortalidade infantil continua a mesma de 2004. Em Sorocaba, a cada mil crianças com até um ano de idade, 13,5 morrem. Dados do Conselho Municipal de Saúde mostram que 80% das mortes de crianças até um ano de idade poderiam ser evitadas se houvesse um acompanhamento médico pré-natal eficiente.

Isso não é aceitável. A expectativa de uma mãe e de uma família que aguarda ansiosamente a chegada de um novo ente querido não pode ser tratada com esse descaso. Um bebê não é um número.

O atual Prefeito teve sua chance. Foi Secretario de Saúde, está na Administração há 12 anos e não conseguiu melhorar a saúde de Sorocaba. A campanha eleitoral para nós não é uma disputa de Poder. É uma disputa de Projetos. E o nosso Projeto é mudar essa situação que tem tornado mais difícil a vida de milhares de sorocabanos.

Nosso compromisso é o de trabalhar para fazer com que a Saúde em Sorocaba passe a ser referência para todo o estado de São Paulo e, se possível, para o País. É o de dar condições para que todos os sorocabanos possam ser respeitados em seus direitos básicos de ter uma vida digna.

Não tenham dúvida os sorocabanos de que vamos manter e potencializar tudo o que Sorocaba conquistou de bom, mas, principalmente, vamos lutar de maneira incansável para fazer o muito que ainda precisa ser feito pelo nosso povo.

Desta vez, a cidade bonita e bem cuidada será para cada um dos quase 600 mil sorocabanos e sorocabanas, nascidos aqui ou acolhidos por nossa cidade.

Chegou a Hora Sorocaba de termos uma cidade mais humana, com uma administração capaz de articular inteligência e sensibilidade. Nós podemos muito mais. Contamos com o seu voto!

Deixe um comentário