OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Equador: Correa aprova nova Constituição com 70% dos votos.

Posted by alexproenca em setembro 29, 2008


Equador: Correa aprova nova Constituição com 70% dos votos

A nova Constituição do Equador, proposta pelo governo de Rafael Correa, foi aprovada pela população do país no referendo realizado neste domingo (28), com índices entre 66,4% e 70%, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas pelas emissoras de TV. Nesse intervalo, situa-se o total de equatorianos que responderam sim à pergunta ”O senhor aprova o texto da nova Constituição política da República elaborado pela Assembléia Constituinte?”.

Se forem confirmados, esses resultados significarão a quarta vitória eleitoral consecutiva para Correa, desde que chegou ao cargo, em novembro de 2006.

Ao final da votação, Correa, que votou em Quito e foi a Guayaquil (sudoeste) para receber em sua cidade natal os resultados do referendo, assegurou que obteve um ”novo triunfo histórico”.

”Hoje, o Equador decidiu um novo país, as velhas estruturas foram derrotadas. Esta é a confirmação dessa revolução cidadã que oferecemos ao povo no ano de 2006”, disse Correa em seu discurso, ao se referir ao ano em que ganhou as eleições.

Ele afirmou ainda que suas primeiras palavras são de ”gratidão a Deus, que sempre acompanha os homens de boa vontade, ao povo, que não se deixou convencer pela desinformação, manipulação e amargura e deu um ‘sim’ contundente cheio de alegria, emoção e esperança”.

Correa disse que a aprovação da 20ª Constituição da Nação Andina irá permitir ”uma rápida e profunda mudança” no país, beneficiando os que trabalham duro e ajudando a erradicar a classe política que fez do Equador um dos países mais corruptos da América Latina.
Encontro com Lula

No sábado (27), Correa assegurou que na próxima terça-feira viajará a Manaus para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes sul-americanos para discutir um projeto de interconexão viária na região.

O encontro foi convocado por Lula, que também convidou os presidentes boliviano, Evo Morales, e o venezuelano, Hugo Chávez, ressaltou Correa em seu programa semanal de rádio.

Correa explicou que a reunião servirá para analisar a extensão do projeto que chamou de ”Eixo Multimodal Manta-Manaus”, um ambicioso plano de interconexão viário entre Brasil e Equador.

O projeto tenta unir a cidade portuária de Manos, no litoral do Equador, com a de Manaus, mediante a construção de estradas, aeroportos, portos e vias fluviais na bacia amazônica.

Correa reiterou que o projeto pode se estender em direção a Venezuela e Bolívia, para unir toda a região pela zona central da América do Sul.

A extensão do plano de interconexão transformaria Manaus em ”um cruzamento de caminhos em nível regional”, ressaltou Correa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: