OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

MEC vai inaugurar 100 escolas técnicas de educação profissional em 2009.

Posted by alexproenca em setembro 19, 2008


MEC vai inaugurar 100 escolas técnicas de educação profissional em 2009

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deve inaugurar 100 novos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Ifets).

A previsão foi feita nesta quinta-feira (18) pelo ministro Fernando Haddad durante entrevista a emissoras de rádio, no programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Até 2010, a previsão é inaugurar 150 escolas. “Nós vamos apresentar para o presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva], uma terceira fase de expansão.

Em 2009 comemora-se o centenário da rede federal de educação profissional, então ano que vem vamos entregar 100 escolas para combinar com o aniversário da rede”, afirmou o ministro.

Haddad falou também que a expansão do ensino superior público, previsto pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), não se dará em detrimento da qualidade da educação.

Para 2009, o Reuni prevê a criação de 44 mil vagas. Segundo Haddad, o orçamento para ampliação da infra-estrutura dos campi no próximo ano será de R$ 1 bilhão.

“Nós temos uma condição única no Brasil, estamos formando 12 mil doutores por ano, o que é mais do que suficiente para as novas universidades federais e campi que estão sendo instalados no país.

A gente tem acompanhado de perto os concursos públicos e as contratações. A titulação e o currículo desses docentes está no surpreendendo positivamente”, afirmou.

O ministro afirmou que a expansão da rede particular de ensino superior aconteceu porque o Estado se retirou. “Nós ficamos muito tempo sem investimentos nas universidades federais.

A Constituição de 1988 havia determinado a interiorização da oferta de cursos universitários públicos, mas em 1996 esse dispositivo foi revogado, justamente para não obrigar o Estado a investir em educação superior.

Nós temos um atraso enorme que está sendo coberto agora com a ampliação das vagas”, criticou.

Entre as novas universidades que estão sendo criadas, o ministrou destacou a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) como um exemplo de projeto pedagógico inovador.

Localizada em Foz do Iguaçu (PR), a unidade será uma instituição bilíngüe (português/espanhol) destinada à integração e ao desenvolvimento regional do continente.

“O projeto de lei para a criação da Unila está tramitando no Congresso Nacional. A idéia é criar uma mentalidade de integração latino-americana para formar profissionais em todas as áreas do conhecimento que pensem o continente e não apenas o seu país”, explicou Haddad.

Segundo ele, o primeiro vestibular deve ser realizado no segundo semestre de 2009 e os docentes da instituição virão de diferentes países da América Latina.

As obras serão licitadas até o fim de 2008 e o projeto arquitetônico das instalações será de Oscar Niemeyer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: