OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Bolívia, Evo e a Constituição contra o obscurantismo fascista.

Posted by alexproenca em setembro 12, 2008


Na nova Carta Magna da Bolívia, as razões da histeria da oligarquia e dos EUA contra o avanço da democracia e da justiça social

“Tupac Katari, a rebelião. Evo Morales, a revolução”, estampava o cartaz grudado numa das tantas paredes cheias de vida e paixão do Palácio Quemado, em La Paz.

Enquanto esperava na fila das sempre elásticas agendas governamentais, comecei a ler a nova Constituição Política do Estado, aprovada sob sangrentos protestos da direita. Passado pouco um mês daquela visita, a oligarquia faz o sangue jorrar forte e caudaloso.

O rancor e a histeria golpista se agudizam, ganhando contornos nítidos e taxativos. Criminosas explosões de gasodutos, queima de emissoras de rádios e tevês populares, destruição de prédios públicos e o mais repugnante: a inominável covardia contra os mais pobres, contra os camponeses e indígenas, a quem a oligarquia quer culpar pelo seu próprio fracasso.

A palavra de ordem “Derrubar o índio” fala por si de um racismo ancestral trazido pelos colonizadores espanhóis e sustentado política, econômica e ideologicamente pela embaixada norte-americana.

Leia o texto completo, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: