OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

Células Troncos Embrionárias x Religião

Posted by alexproenca em março 6, 2008


Alexandre

alex.proenca@ibest.com.br

Esta semana o Supremo Tribunal Federal do Brasil, começou a votação sobre  a liberação ou não, de pesquisas com células troncos embrionárias.

Esta decisão opõem dois dois lados da disputa, de um lado os setores progressistas e de outro os setores conservadores da sociedade.

As pesquisas com células troncos podem trazer a cura para muitas doenças, hoje classificadas como incuráveis. E nesse sentido é um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida dos portadores destas doenças.

De outro lado, alegando a “defesa da vida” estão os conservadores, fundamentalistas, principalmente os de origem religiosa.

A religião sempre combateu a ciência, que o diga Galileu, que quase foi queimado vivo, por afirmar que a terra girava em torno do sol. Que o diga, Darwin, que foi atacado de forma extremanente agressiva, pelas igrejas, por afirmar que o ser humano era o resultado da evolução de outros primatas.

E assim tem sido, ao longo dos séculos.

A religião procura de todas as maneiras em impedir o avanço da ciência.

O ridículo, é que estes religiosos em suas missas e cultos, prometem a cura destas doenças, pelo uso da oração ou de pílulas de papel.

Prometem mais não cumprem.

E com o apoio da imensa maioria do povo brasileiro, as pesquisas com células troncos serão liberadas e inúmeras doenças “incuráveis” serão curadas pela ciência.

About these ads

15 Respostas to “Células Troncos Embrionárias x Religião”

  1. Luiz Henrique said

    Por essas e outras que me tornei Ateu. Não é de agora que as religiões atrapalham os estudos científicos e estudos na medicina. Me lembro muito bem do ocorrido que quase aconteceu com Galileu, mas naquela época foram mais radicais ao ponto de querer queima-lo vivo. Dava para eu citar mais casos, mais só um já é o suficiente.

    Saudações.
    champ@rock.com

  2. Cínthia Mirla S.Rocha said

    Eu desde o começo achei importante osses estudos, e agora só reforça minhas opiniões. Na minha opinião,a religião é está desvalorizando a vida, pois se esses estudos servirão para cura de doenças que levam á morte.

  3. Fabio Oliveira said

    Bem!
    Essa questao eh bastante polemica sim, mas temos que olhar o conceito de religiao de uma maneira mais analitica, quero dizer, palavra religiao tem significado diferente dos conceitos sectarios e dogmaticos das religioes de hoje. Religiao eh se unir a Deus, este ser que nos deixou a capacidade da evolucao pelas propias maos, e que uma das ferramentas, eh a ciencia. Atraves da ciencia poderemos diminuir o sofrimento fisico que dilaceram o corpo em chagas horriveis. Devemos opinar nao contra Deus, mas sim contra aqueles que possuem visoes erradas sobre vida, evolucao e sobre a nossa querida ciencia.

  4. EOF said

    Caros, a respeito desta polêmica sobre as células-tronco, ao mesmo tempo que soa como uma afronta a dignidade moral e a ética, como vem sendo veiculada nos meios de comunicação, pode ser que seja também uma oportunidade coletiva para aqueles que sofrem com doênças, lesões que impedem o corpo humano de viver conforme o propósito que lhe foi determinado. Temos que pensar naqueles que infelizmente necessitam de uma revolução em suas vidas medicinalmente falando. Temos que considerar que tudo que temos até hoje no que concerne em pesquisas já tiveram suas polêmicas e hoje altera consideravelmente vidas. No entanto é imprescindível para nossas vidas pesquisas deste âmbito. Para se chegar ao cume da montanha, a pasagem pelos vales sombrios são inevitáveis. Considermos que se nós brasileiros não iniciarmos este tipo de pesquisas, ficaremos sempre acorrentados a conceitos que não ajudará os “necessitados” e nos deixará em relação a outros paises, sempre a mais passos na nossa frente no que tange a medicina. Desta forma ficaremos sempre dependendo da cura de outros paises, convencionando sempre os nossos compatriótas a buscarem ajuda nos países que dominam essas pesquisas e que com certeza sempre terá custos altos para nós, econômicamente falando. Pensemos excelsamente em ajudar as pessoas e não em filosofias que expressam o contrário. Pois se qualquer pessoa que é contrário às pesquisas, deixe ela ter alguém da família com algum problema que poderia ser curado por venturas pesquisas, para ver qual seria sua atitude em relação a isso. Deixemos nosso lado humano falar mais alto e deixemos o lado crítico filosófico trancafiado nos porões da ignorância e egoismo da nossa consciência.

  5. Acredito que a ignorância de se-
    tores “evoluidos” da sociedade está retardando um grande avanço da ciência
    médica;a continuidade das pesquisas sobre as células troncos.Essa estrei-
    teza de visão é motivada sobretudo,por
    radical fundamentalismo religioso, que
    ao longo da história prejudicou enor-
    memente a evolução da humanidade.

  6. camila said

    creio que as pesquisas que sao feitas com as celulas troncos sao uma esperança para aqueles que ouviram de seu medico/especialista, nao tem jeito,nao acura para sua doença…
    a esperança é a única coisa que resta para tais………Porque distruilas por um jugo que os Homens colocam a seus fieis…. para que enganalos desta forma,.creio que o que a medicina posssa fazer pela humanidade tem que ser feito com todo um cuidado…. e o que DEUS quer fazer ele concerteza fará.

  7. Robson Santos said

    O que se tem meu querido Alex, são hipóteses. Tenha um senso mais crítico sobre a ciência, esta que você pensa ser neutra, desinteressada, preocupada com a cura por exemplo dos cadeirantes ou das pessoas que sofrem o mal de Parkinson.
    Pergunta para se refletir: se as células-troncos adultas são mais viáveis que as embrionárias (como em muitos paises da europa já descartaram as células embrionárias ,pois podem ser rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente quando transplantadas e podem inclusive gerar tumores. ) por que essa procura animal por estas?

    Por trás de toda a ciência há um interesse maior e penso que este seja o único: o capital. Milhões estão sendo pagos para que estas pesquisas andem o mais rápido possivel sem se preocupar com o caminho por onde andam, mas o fim onde querem chegar.

    São tão falsos que são capazes de trairem a si mesmos: por um lado uns cientistas dizem que a vida começa no momento da fecundação e ao mesmo negam por quererem usar embriões.

    Eles sabem o perigo e as possiveis conseqüências que podem ocorrer. Mas o que importa a eles são as pesquisas mesmo que custem vidas.

  8. Tiago said

    Quase sempre, por trás das atitudes do ser humano,a um sentimento de egoísmo disfarçado em movimento em prol do avanço científico. O avanço da ciência tem de estar sempre avaliado pelo respeito à dignidade humana, alguns querem o desenvolvimento científico a qualquer custo e acusam outros de barrarem o avanço da ciência. São embriões, são vidas, não podem ser cobaias!

  9. Patrícia sousa said

    Eu sou contra o aborto, mas sou a favor das pesquias c/ as células troncos porque elas serão responsáveis pelas cura de várias doenças e a igreja católica poderiam pensar mas sobre esse assunto….
    A religião e a Ciência podiam se unir pelo o menos nessa causa ficar perdendo tempo enquanto poderiam está tentando encontrar a cura para aqueles que estão necessiatando dela nessse momento, enquanto perdem tempo em tribunais muitos estão morrendo por falata de curas médicas….
    Voce que é religioso poderia pensar um pouquinho mais não é….
    E verás que a ciência poderá ajudar e muito……

    “PENSE NISSO MUITAS PESSOAS ESTÃOS PRECISANDO DESSA CURA”

  10. Rejane said

    Sou contra a autorizaçao de uso de celulas tronco,por que na palavra de Deus ja foi dito que nos ultimos dias tais coisas aconteceriam.A palavra de Deus diz que o justo vivera pela fe ,e e o que falta …e fe!Os olhos de Deus estao sobre a terra ,Deus deu ao homem o livre arbitrio e na lei do homem, isso ja nao tera mais valor ,um embriao que segundo os cientistas ja e uma vida nao tem este livre arbitrio,vc esta me entendendo?isto ja e uma prova da justiça de Deus ,ele deu a sua criatura uma escolha ,e meios para sobreviver,isto o homem nao da…Querer o bem da hmanidade e dar direito a educaçao, saude,transporte ,segurança e outras coisas que um cidadao tem direito.E nao liberar todos os meios que a ciencia acha necessario mais cada dia a saude no Brasil e so para ricos .Se e justo usar celulas troncos que seja primeiramente quem enfrenta filas e filas por uma consulta medica

  11. erika gostosa said

    eu acho que os crentes por um lado estão certos em não apoiar essas pesquisas de uma forma ou de outra os ciêntistas usam a inocência do ser humano pra descobrir coisas que não são licitas ao homem.e por outro lado essaa pesquisas ciêntificas podem servir para salvar a vida das pessoas.E quanto aquele que respodeu que virou ateu por causa disso mal sabe o que lhe espera

  12. Jonatan said

    Desde que não faça mal a ninguém,fico a favor da ciência,enquanto os fanáticos ficam buscando cura com oração e outras cosias, a ciência não,ela busca resultados,não importa se a pessoa tem fé ou não.

    Viva a ciência!

    Já basta o tanto que a religão atrasaram a ciência.

  13. Jéssika Carvalho said

    Por um lado eu sou contra, pois como podem matar embriões humanos, quando a ciência poderia avançar com células-tronco adultas? Devemos ter a consciência de que já fomos EMBRIÕES e não se terá saúde matando o semelhante. Tantos avanços, mais nenhuma comprovação de que células-tronco embrionárias curam de verdade, quando isso ocorre é SORTE. Então ao invés de ficar criticando religião, deveríamos pensar um pouco mais, claro que muitas vezes ocorrem abortos e que muitas vezes vão pro lixo, ai sim eu sou CONTRA, pois se continuar assim, vamos começar a ter um LIXO HUMANO, o que eu espero que não se aprofunde. Muitas vezes eu penso, e se fosse na minha família? Eu concerteza gostaria de encontrar a cura, mais será que é certo tirar a vida de um embrião para alimentar minhas esperanças, ou a de qualquer outra pessoa? Será que fazemos certo, em querer matar, para muitas vezes nos beneficiar ou beneficiar outras pessoas? NÃO, isso se chama EGOÍSMO, e é muito bom que todos repensem sobre isso, não adianta ser a FAVOR ou ser CONTRA… Vamos ter fé, e acreditar que tudo poderá mudar, sem precisar matar vidas, e apagar a esperança de tantas pessoas.

  14. Denise Contreiras said

    Bem, sou contra não a ciência, mas da forma que esta tratando a respeito dos embriões sim.Alguns cientistas diz que a vida começa no 1º instante em que se forma o embrião, então é no início ou seja nos 1º quatro dias de feculdação que é realizadas as pesquisas e aí como fica esta questão? Quem esta com a razão?

  15. Maisa said

    Sou evangélik,porém eu concordoo com pesquisas com celulas embrionarias..até pq a Biblia diz q nos ultimos dias a Ciência se multiplicaria..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: