OPINIÃO

Idéias e opiniões socialistas sobre Sorocaba

TRABALHO=REALIZAÇÃO

Publicado por alexproenca em agosto 19, 2007


Marta

martabrunibf@hotmail.com

TRABALHO=REALIZAÇÃO

Falar de realização humana é sempre tão difícil, quanto falar de felicidade,como fosse sempre um projeto inacabado.

O homem nunca sentirá realizado plenamente. Assim a felicidade e a realização, tão absolutas, não são propriedades do ser humano, fazendo dele um eterno irrealizado. Mas mesmo assim, sempre estamos almejando a felicidade e com ela a realização de projetos.

Em uma ação transformadora o homem encontra momentos de satisfação e procura a realização por meio do trabalho.

Mas por que trabalho e realização perecem viver um eterno conflito? Se a realização do homem se encontra no trabalho, por que ele necessita ser educado para o trabalho? Por que é necessário convencê-lo muitas vezes até pela força a necessidade do trabalho?

O conflito entre trabalho e realização dá-se ao fato do homem ter organizado a sociedade de tal modo que, para a maioria dos indivíduos, o trabalho que fazem não são projetos seus, como também não são seus os frutos dos esforços.

Mas se o trabalho é sinônimo de tortura e frustação, somos eternamente infelizes? Não, porque o homem, sempre dá um jeito de produzir seus espaços de liberdade e criação, onde encontra um grau de felicidade que nos possibilitam o prazer. Um exemplo disso, eram os espaços na cultura escrava do Brasil que eram impenetráveis pelos senhores de escravos, como há espaços invioláveis de resistência cultural entre trabalhadores modernos. Mesmo que essas resistências sejam destruídas (muitas vezes são) elas são reconstruídas em outros lugares sociais e de maneiras diferenciadas. É um processo de eterna luta, como mostra alguns exemplos históricos.

Na sociedade moderna, o trabalho, da mesma forma que é realização, ele também nos rouba nossa liberdade e a nossa vontade própria. Confinados, nos transforma, alienando o indivíduo.

“ao mesmo tempo que o trabalho humaniza a natureza, desumaniza o homem”.

(Octavio Paz)

O estremo dessa desumanização é a condenação da pobreza absoluta de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil o trabalho servil ou escravo, como a existência do bóia-fria, a exploração do trabalho infantil, a prostituição de meninos e meninas. E uma infinidade de indivíduos assalariados produzem riqueza mas só acumulam miséria.

Esse “poder” ainda quer que eu acredite que a realização e a felicidade está no trabalho!

Então vou trabalhando e cantando:

Formiga Bossa Nova
Alain Oulman

Minuciosa formiga
não tem que se lhe diga:
leva a sua palhinha
asinha, asinha.

Assim devera eu ser
e não esta cigarra
que se põe a cantar
e me deita a perder.

Assim devera eu ser:
de patinhas no chão,
formiguinha ao trabalho
e ao tostão.

Assim devera eu ser
se não fora
não querer.

Música de Alain Oulman,
sobre poema de Alexandre O’Neill,

“Velha fábula em bossa nova”

About these ads

2 Respostas para “TRABALHO=REALIZAÇÃO”

  1. alexproenca disse

    Na metade do século 19, o capitalismo mostrava sua força em toda a Europa,o desenvolvimento econômico se fazia sentir, mudando a face do velho continente.A grande industria gerava imensas riquesas, contuia pontes, estradas de ferro, o telegrafo, entre outras coisas. Marx e Engels, diziam no Manifesto Comunista: quem poderia imaginar que tamanha força estava nas entranhas da sociedade? E tudo feito pelas mãos e pelo trabalho do ser humano.

    Darwin, apresentava a sua Teoria da Evolução das Espécies, pondo abaixo as idéias exposta na biblia. O planeta passava a ter uma história, os animais evoluiam a partir de outros, de acordo com as condições da natureza.

    Mas Darwin só teve a coragem de apresenatar as suas conclusões cientificas perto do fim de sua vida. Ele ficou com medo de enfrentar o statu quo religioso. Talvez, por lembrar as conseqüências que sofreram Galileu e Giordano Bruno, por se atreverem a desafiar a igreja.

    Mas Engels teve esta coragem e publicou o seu livro “O papel do trabalho na transformação do macaco em homem”, onde afirmava e comprovava que foi o trabalho quem transformou os primatas em seres humanos. Este mesmo trablho que nos deu a humanidade, também nos dá a escravidão. É a dialetica transformando tudo em seu contrário.

    Neste mesmo século 19, reunidos na Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida como a Primeira Internacional, os trabalhadores decidiram lançar a palavra de ordem: 8 horas de trabalho!

    Esta luta uniu a classe operária em todo o mundo. Uniu comunistas, socialistas, anarquistas, sindicalistas numa gingantesca luta. Milhares tombaram, mas a luta nunca foi abandonada. E ela foi vitoriosa.

    É claro que ela não acabou com a exploração capitalista, mas mostrou que é possível lutar contra ela.

    O texto postado pela Marta, recupera esta essência: o mesmo trabalho que nos criou e nos escravizou, também será ele quem ira nos libertar.

    Beijos e abraços, para você Marta.

  2. Alainy disse

    nossa é fantástica a maneira como você espressa as palavras e explica trabalho e realização.Dessa forma me ajudou bastante em minha atividade.Obrigada e um beijão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: